Campanha “Bragança. Naturalmente!” está de regresso
Este ano, a campanha “Bragança. Naturalmente!” aposta nas “memórias que perduram para sempre” para atrair visitantes, pretendendo apresentar o território às famílias através do mais novo da família.
Depois de em 2020 e 2021, “Bragança. Naturalmente!” ter posicionado Bragança como um destino “natural, seguro e autêntico”, conseguindo, à data, inverter parte das perdas verificadas no setor do turismo resultantes da pandemia, Bragança volta à sua campanha este ano, focando-se em apresentar, sobretudo às famílias portuguesas, o território transmontano, através dos olhos de quem ali “criou memórias que perduram para sempre”.
“Bragança. Naturalmente!” faz parte de uma estratégia de marketing turístico definida pela autarquia com horizonte a médio/longo prazo, que procura potenciar os recursos naturais e as características singulares da região,. A campanha deste ano desenrola-se depois de uma família ter visitado Bragança em 2021, sendo ela própria que protagoniza a campanha de 2022, com o filho mais novo recordar e “escrever” uma carta, cheia de saudade, sobre tudo aquilo que viveu em Trás-os-Montes, desde as brincadeiras à comida, passando pelo “castelo de sonhos”, onde se sentiu um autêntico príncipe. Uma carta onde, na saudade, promete um regresso – em família”, explica a autarquia.
Deste modo, a campanha de 2022 procura dar continuidade à estratégia que se iniciou em julho de 2020, com o lançamento do primeiro vídeo “Bragança. Naturalmente!”. Na altura, o foco eram as apenas as famílias portuguesas e em dois meses, apenas nas redes sociais, atingiu mais de um milhão de pessoas, das quais 27% oriundas da área metropolitana de Lisboa, 21,4% do Porto e 11%de Braga. Assim, apesar das condicionantes impostas pela pandemia, o “turismo em Bragança chegou a registar um crescimento assinalável comparativamente ao ano de 2019, após o arranque da campanha “Bragança. Naturalmente!”, refere o comunicado.
O mesmo texto assinala que “nos últimos dois anos, o alojamento registou taxas de ocupação elevadas, tendo-se verificado um aumento significativo da estada média dos turistas (na sua maioria portugueses oriundos das áreas metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve)”.
Este ano “tem acompanhado uma tendência de crescimento, com um excelente feedback por parte dos agentes turísticos locais quanto à dinâmica turística da região”. Daí que a autarquia espere que esta campanha “Bragança. Naturalmente!” possa reforçar esse crescimento, “perspetivando um ano de consolidação”.