Câmara Municipal de Ponta Delgada cria Conselho Municipal de Turismo
A Câmara Municipal de Ponta Delgada anunciou a criação do Conselho Municipal de Turismo, um órgão consultivo para promover a articulação, informação e cooperação, no âmbito das políticas públicas no concelho de Ponta Delgada.
De acordo com a autarquia açoriana, este organismo “constitui um espaço privilegiado de reflexão com vista à concertação de ideias e estratégias que visam contribuir para o desenvolvimento turístico, promovendo a coesão e sustentabilidade do concelho de Ponta Delgada”.
“Considerando a potencialidade turística de Ponta Delgada, estou convicto que este órgão consultivo poderá dar um enorme contributo para a consolidação de uma visão estratégica aliada à inovação, competitividade e desenvolvimento harmónico de todo o concelho”, explicou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, citado numa nota publicada no site oficial da autarquia.
O responsável falava no âmbito da criação deste “órgão consultivo que irá centrar-se na área do Turismo de Ponta Delgada e tem como objetivos valorizar a oferta turística e divulgar o concelho como destino turístico, através de um processo integrado e sustentável, que envolve a participação de entidades públicas, privadas, associações e sociedade civil”.
Pedro Nascimento Cabral explicou, ainda, que “esta medida visa a promover a participação da sociedade civil na formulação das políticas públicas destinadas ao turismo local. Com esta cooperação e troca de informações pretendemos definir uma visão estratégica para o desenvolvimento das 24 freguesias de Ponta Delgada. Esta é, sem dúvida, uma opção benéfica para o desenvolvimento de todo o nosso concelho”, frisou.
O autarca disse ainda acreditar nos “bons resultados que podem surgir de conselhos municipais, como este, já que deles nascem preciosos contributos para a elaboração e implementação de políticas públicas mais justas e eficazes para todos os cidadãos”.
De acordo com a mesma nota, o Conselho Municipal de Turismo do Município vai identificar os temas mais relevantes para o desenvolvimento turístico do concelho, propor recomendações que valorizem o território ao nível da regeneração urbana, da oferta de alojamento turístico de qualidade e da conservação do património mundial e cultural do município.
Vai, também, colaborar na elaboração de documentos que traduzam a política de desenvolvimento turístico municipal, acompanhar a evolução do turismo local, promover fóruns e grupos de trabalho especializados, que contribuam construção de novas abordagens e para a qualificação da oferta turística e apoiar a elaboração ou atualização de documentos estratégicos, capazes de garantir o adequado ordenamento das redes de oferta turística do concelho.


