Câmara de Lisboa quer cruzeiristas a pagar taxa turística ainda este ano
Prevista em regulamento, a cobrança da taxa turística aos passageiros de navios de cruzeiros que desembarquem em Lisboa nunca chegou a ser efectivada mas agora a Câmara de Lisboa quer resolver a situação “em breve”. Carlos Moedas já se referiu à importância de cobrar esta taxa e esta terça feira, em reunião da Assembleia Municipal, a questão voltou a ser abordada.
Na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa que teve lugar esta terça feira, dia 17, o vice-presidente da Câmara de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia afirmou ser “inaceitável e incompreensível que os passageiros dos navios de cruzeiro não paguem a taxa turística, como está prevista”. Por isso, garantiu, esta é “uma matéria em relação à qual nós não abdicaremos e também esperamos que em breve, no decurso do primeiro semestre deste ano, seja concretizada”.
O autarca assegurou que o município tem tido “um grande empenho” para que a taxa turística possa ser cobrada aos passageiros dos navios de cruzeiros, até porque tal está previsto no regulamento.
Citado pela agência Lusa, o vice-presidente da autarquia lisboeta disse que esta “tem sido uma negociação difícil, mas posso dizer que a câmara está determinada em relação a essa matéria”.
Recorde-se que no passado dia 10, na apresentação da Doca da Marinha, em Lisboa, Carlos Moedas referiu que a cobrança de dois euros aos passageiros de cruzeiros à chegada a Lisboa é um contributo para “ter uma cidade melhor, com mais inovação e mais obras”.