Câmara de Coimbra vai criar uma divisão dedicada ao turismo

A informação foi avançada pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, durante um encontro com a imprensa, em Lisboa, em que foi apresentado o próximo congresso da AHRESP que irá realizar-se naquela cidade.
Falando na apresentação do congresso da AHRESP, esta quarta feira, em Lisboa, o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, afirmou que “a Câmara de Coimbra está a procurar fazer uma grande aposta no Turismo”, precisando, a este propósito, que “vamos criar uma divisão dedicada ao turismo na nova estrutura flexível da Câmara”. Afirmou igualmente a vontade do seu executivo em “desenvolver uma estratégia turística multifacetada para Coimbra e para a sua região”.
Sobre esta nova estrutura flexível, e respondendo a uma pergunta do Turisver, José Manuel Silva precisou que “a revisão da estrutura nuclear da autarquia foi já aprovada em reunião de Câmara” e que a nova estrutura flexível deverá sê-lo em breve. Desta estrutura, disse, fará parte “uma divisão exclusivamente dedicada ao turismo e à estratégia do turismo”.
“Temos um potencial turístico imenso em Coimbra, não só em termos da Universidade, do Património Mundial da UNESCO mas também das características medievais que se mantêm na baixa e na alta de Coimbra”, a que acresce o património religioso, sublinhou o autarca
“Coimbra é uma cidade talhada para o turismo”, declarou ainda o presidente da Câmara, acrescentando uma das áreas em que se pretende apostar é a da realização de eventos. “A centralidade de Coimbra facilita muito a realização de grandes eventos, sobretudo desde que dispõe do Convento de São Francisco que era uma estrutura que fazia falta à cidade”, pela “dimensão, pela qualidade e pela flexibilidade de utilização”.
“Depois de termos conseguido captar para Coimbra os concertos dos Coldplay e depois de termos tido hoje [quarta feira, 21 de setembro] a notícia de que a Airbus se vai instalar em Coimbra, a cereja em cima do bolo é ter o congresso da AHRESP em Coimbra”, rematou.
Refira-se, a propósito, que a Airbus anunciou esta quarta feira a abertura de um escritório satélite em Coimbra no primeiro trimestre de 2023, a qual irá criar uma centena de postos de trabalho.