Câmara da Mealhada promove Turismo Militar

A Câmara da Mealhada desenvolveu um programa cultural que visa promover o Turismo Militar com base no legado histórico das Invasões Francesas.
A Batalha do Bussaco está no epicentro das diversas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal da Mealhada que decorrem até 29 de maio. O programa é vasto e inclui desde exposições à exibição de filmes de palestras, passando pela realização de caminhadas na rota das tropas Napoleónicas, segundo informa a autarquia no seu site.
“Tendo em consideração o património e o legado histórico do território no que respeita ao turismo militar, aproveitamos para dar palco à temática das invasões francesas e aos itinerários napoleónicos centrando a proposta de atividades no Museu Militar e na Grande Rota do Bussaco”, destaca Filomena Pinheiro, vice-presidente da autarquia.
O programa cultural arrancou na passada segunda-feira, 18 de abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, com o Museu Militar do Bussaco a abrir portas para visita e exibição do filme e ‘e-book’ “Terra Queimada – Invasão e Resistência”, uma produção de Paulo Fajardo e da Caixa de Palco. Também nesse dia, a Fundação Mata do Bussaco propôs uma visita guiada ao Convento de Santa Cruz.
Até 29 de maio, muitas iniciativas vão ser levadas a cabo, destacando-se no dia 22 de maio, a caminhada “Trilho da Rota Napoleónica” que vai unir três concelhos em torno do Bussaco: Mealhada, Mortágua e Penacova entrarão na rota napoleónica, rumo ao ponto de encontro no Obelisco, na Serra do Bussaco.
Expressando a vontade da autarquia em afirmar o território como “destino de turismo militar”, Filomena Pinheiro acrescenta que o objetivo do programa passa por “sensibilizar a comunidade e visitantes para a importância da preservação, valorização e salvaguarda do património, desafiando os diferentes públicos a olhar e usufruir da diversidade patrimonial de um modo mais abrangente, mais comprometido e envolvido”, sublinha a autarca.