Cabo Verde prevê receber mais de 120 mil passageiros de cruzeiros em 2023

O arquipélago de Cabo Verde prevê receber 200 navios de cruzeiros e mais de 120 mil passageiros de cruzeiros em 2023. Ou seja, mais do dobro registado no ano passado, segundo a Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde (Enapor).
Irineu Camacho, presidente do conselho de administração da Enapor sublinha que a previsão para o atual ano “é boa”, tendo em conta o número registado de navios que atracaram os portos cabo-verdianos (43 navios de cruzeiro e 44 mil cruzeiristas até ao momento).
Dados da Enapor, compilados a partir de um relatório anual sobre o movimento portuário, davam conta de 129 escalas de navios de cruzeiros efetuadas entre janeiro e dezembro de 2022. Números que contrastam com as 28 escalas de navios de cruzeiro registadas em 2021, que movimentaram 11.066 passageiros, numa altura em que as restrições às viagens internacionais devido ao Covid-19 ainda se faziam sentir.
O mesmo responsável ressalva ainda o facto de o turismo representar “25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde”, sendo que os Cruzeiros são “fortes dinamizadores dos portos do arquipélago e de um maior consumo na cidade”.
Novo porto de São Vicente
O Porto Grande, em São Vicente, vai receber um novo terminal de cruzeiros. Uma obra que teve início em janeiro do ano passado e que está orçada em 26.483.603 euros, cofinanciada pelo Fundo Orio, dos Países Baixos e pelo Fundo Organização dos Países Exportadores de Petróleo para o Desenvolvimento Internacional.
Depois das obras concluídas (22 meses) deste novo terminal, a Enapor prevê receber anualmente 200 mil turistas de cruzeiros.