Cabo Verde já tem nova companhia aérea para os voos interilhas
Designada Linhas Aéreas de Cabo Verde, a nova companhia aérea, totalmente detida pelo Estado cabo-verdiano, foi formalmente criada na sexta-feira, dia 6 de setembro, através de decreto publicado no Boletim Oficial.
Constituída por capitais exclusivamente públicos, a nova companhia aérea cabo-verdiana, que irá destinar-se ao transporte de passageiros e carga entre as ilhas cabo-verdianas, foi criada para “garantir a estabilidade do transporte aéreo interilhas, com regularidade, pontualidade, continuidade e qualidade”, explica o decreto que institui a nova transportadora aérea.
O Governo de Cabo Verde decidiu constituir uma companhia aérea estatal para a operação interilhas devido à “instabilidade de operação da única companhia aérea que vinha prestando serviço no mercado doméstico” e “aos custos operacionais elevados, que tornam o sector pouco atrativo para a iniciativa privada”, explicou uma nota do Executivo cabo-verdiano.
“O mercado nacional é, por agora, exíguo, o que constitui uma condicionante e um risco à sustentabilidade das operações domésticas, sem o apoio do Governo”, lê-se na mesma nota. Também ali se esclarece que o mercado continua aberto aos operadores privados e que a constituição da companhia aérea estatal teve como objetivo garantir “o normal exercício da atividade económica”, bem como “serviços essenciais”, em todo o arquipélago.
Outro dos objetivos é dar aos turistas que vistam o arquipélago, a possibilidade de terem “acesso mais facilitado a todas as ilhas”, promovendo a “diversificação da oferta turística” e incentivando o turismo em todo o território.