Cabo Verde já recuperou 90% do número de turistas de 2019
Ao longo do ano de 2022, Cabo Verde terá recebido cerca de 700 mil turistas, tendo recuperado 90% dos turistas recebidos em 2019, ano em que foram registados 819 mil. Para o ministro do Turismo e Transportes trata-se de “números interessantes”.
“Pelos nossos números já recebidos – e ainda não confirmados pelo Instituto Nacional de Estatísticas [INE] – poderão estar a atingir os 700 mil turistas que tenham chegado a Cabo Verde, isto significa 90% daquilo que nós recebemos em 2019, são números interessantes”, revelou Carlos Santos, ministro do Turismo e Transportes, citado pela agência Lusa.
Para 2023, o governante espera que os números de 2019 possam vir a ser ultrapassados: “se não houver essas perturbações internacionais, uma escalada inflacionária no segundo semestre, nós podemos chegar aos números de 2019″, perspetivou o governante, notando que “a recuperação chegou”, após a procura turística cair mais de 60% em 2020, devido às restrições impostas para conter a pandemia de covid-19.
O regresso dos turistas a Cabo Verde exige “cuidados maiores” sublinha o ministro, que aponta a necessidade de o país disponibilizar “serviços com qualidade, segurança e higiene alimentar, segurança das pessoas, acessibilidades”.
Segundo o responsável, o Governo está a trabalhar em várias frentes para fomentar o turismo, designadamente no incentivo a operadores aéreos turísticos para o arquipélago, para diversificar a proveniência dos turistas e aumentar ainda mais a contribuição deste setor, que garante 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde.