Cabo Verde Airlines retoma voos para Portugal em avião da TAAG
Em comunicado, a companhia cabo-verdiana anunciou que vai retomar os voos para Portugal cem avião alugado à TAAG já esta quinta feira, 21 de julho, depois de ter sido renovada a certificação pelas entidades europeias de aviação civil.
“A partir do dia 21 de julho [a Cabo Verde Airlines] irá retomar as suas operações com a aeronave D4-CCI. Assim, uma vez que o processo de certificação da aeronave D4-CCI já se encontra concluído junto da EASA, as operações de e para Lisboa podem ser efetuadas com o referido aparelho”, afirma a companhia.
A transportadora aérea cabo-verdiana explica que no passado dia 7 de julho, “por indicação” da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (AESA), suspendeu todos voos operados com o Boeing 737-700 de matrícula D4-CCI, alugado à TAAG desde o passado mês de março.
Explica ainda que a certificação da aeronave “foi concluída junto da AAC [Agência de Aviação Civil de Cabo Verde] a 8 de maio e o seu processo de certificação junto das entidades estrangeiras iniciou a 13 de maio”. A companhia afirma também que “todos os passageiros dos voos cancelados foram devidamente protegidos e encaminhados para os seus destinos”.
A Cabo Verde Airlines volta, assim, a integrar o grupo de companhias aéreas com licença para operar ligações para a Europa, de acordo com a listagem atualizada pela AESA que há cerca de uma semana explicava à agência Lusa que a transportadora cabo-verdiana não estava autorizada a realizar voos para a Europa e, como tal, para Portugal (ler aqui)
Recorde-se que a companhia esteve sem realizar voos comerciais de 7 a 9 de julho, alegando “motivos operacionais”, situação que foi ultrapassada dias depois, com recurso a uma aeronave fretada.