BTL 2022 quer promover a “rápida retoma” do turismo
Muitas novidades e novos sectores em exposição, espaços de networking e conferências, é o que promete a 33ª edição da BTL que regressa de 16 a 20 de março, após uma ausência de dois anos, motivada pela pandemia.
No seu regresso aos pavilhões da FIL, no Parque das Nações, a BTL 2020, promovida pela Fundação AIP, quer reforçar o seu estatuto de maior evento de turismo em Portugal e contribuir para a retoma do turismo.
Neste regresso a feira aposta em produtos como o enoturismo e o turismo de natureza e reedita espaços como a BTL Lab, a cargo do NEST- Centro de Inovação do Turismo de Portugal, a BTL Cultural, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, o programa de buyers internacionais, organizado em parceria com o Turismo de Portugal e TAP, bem como o programa de conferências.
A aposta no Enoturismo deve-se, afirma a organização, à “importância crescente desta esfera no contexto global do turismo no nosso país”. Para isso a aposta é na “divulgação de regiões, marcas, castas, rostos e projectos”.
No que toca ao turismo de natureza, a BTL salienta a área dedicada aos sete geoparques portugueses, em que será dada a conhecer a biodiversidade nacional e o potencial das regiões que integram os geoparques.
A BTL Cultural apresentará uma programação própria, com temas relevantes para os profissionais do setor do turismo e dos equipamentos culturais. Nos dias dedicados ao público, cada entidade cultural presente foi convidada a realizar acções próprias para este target.
Já na BTL LAB, que este ano ocupa uma área de 2.000m2, no Pav. 3, para além de mostra de Startups, voltarão a existir espaços para o debate e a troca de experiências que terão como mote a inovação e a tecnologia.
No que toca às conferências, estarão em foco temas como o “Smart and Green Tourism”, “Inovação: tendências que estão a transformar o Turismo”, “Inovação Digital: Visão estratégica para o desenvolvimento do negócio”, “O Novo Viajante”, entre outros.
No fim de semana, o público poderá contar com pacotes de férias e alojamento a preços convidativos, enquanto os mais novos, entre os seis aos 12 anos, poderão divertir-se com o Kids Route e muito mais.
À participação de regiões de turismo, agências de viagens e operadores turísticos, empresas de hotelaria e outras tipologias de alojamento turístico, empresas das várias vertentes dos transportes, há ainda que juntar a mostra de gastronomia e a presença de entidades cerca de 60 destinos internacionais.
A organização faz notar que para aceder aos vários pavilhões apenas será necessário o uso de máscara.