British Airways suspende venda de bilhetes em Heathrow
Durante uma semana, a British Airways não venderá novos bilhetes no aeroporto de Heathrow, em Londres. A medida afeta destinos de curta distância, incluindo Portugal.
A suspensão de venda de bilhetes, anunciada esta terça feira, 2 de agosto, pela companhia britânica vai prolongar-se durante uma semana, prolongando-se, pelo menos, até 8 de agosto, segundo avança a companhia e vem no seguimento do anúncio feito pela entidade gestora daquele aeroporto londrino de que iria limitar a sua capacidade a 100 mil partidas por dia, medida que, aliás, contou desde logo com o apoio da British Airways que nos últimos tempos tinha vindo a cancelar um número crescente de voos.
O que a British Airways agora suspende durante uma semana é a venda de novos bilhetes para viagens de pequeno curso, ou seja, destinos domésticos e europeus, encontrando-se entre estes últimos, alguns dos destinos de férias preferidos dos britânicos, como Portugal, Espanha e Grécia. O objetivo da suspensão das vendas, adianta a transportadora é o de permitir que os passageiros que ficaram com as suas viagens canceladas devido á sobrecarga do maior aeroporto britânico possam agora fazer as suas viagens.
A suspensão dos voos de curta distância da companhia aérea coincide com um momento em que o aeroporto tenta resolver problemas de capacidade em plena alta temporada de verão, segundo a imprensa britânica.
“Face ao pedido de Heathrow para limitarmos as novas reservas, decidimos tomar medidas responsáveis e limitar as tarifas disponíveis em alguns serviços para ajudar a maximizar as opções de remarcação existentes para os clientes, dadas as restrições que nos são impostas e ao desafio contínuo enfrentado por toda a indústria da aviação”, justifica a companhia em comunicado.
A British já anunciou o cancelamento de 13% da sua capacidade prevista para este verão, afetando os destinos de férias dos britânicos mas não só. A justificação dada tem a ver com a “escassez de pessoal”.
Recorde-se que Heathrow já anunciou que limitará o número de partidas a 100.000 por dia até 11 de setembro e pediu às companhias aéreas que reduzam as novas reservas para atingir a meta. No site da empresa aeroportuária, a decisão é justificada pela realidade do setor, que vive “um crescimento de quarenta anos em quatro meses”, após a pandemia de covid-19. E “apesar da procura de passageiros ter voltado a 80-85% dos níveis pré-pandémicos, este verão”, acrescenta ainda a companhia, “não tem havido alterações nos níveis de recursos de pessoal de terra das companhias aéreas em Heathrow desde janeiro”.