Brasil recebeu mais de 4 milhões de turistas internacionais até julho
Dados do Ministério do Turismo do Brasil, da Embratur e da Polícia Federal, mostram que nos sete primeiros meses do ano, o Brasil superou a marca dos 4 milhões de turistas internacionais, +10,4% do que no mesmo período de 2023. A expectativa é agora alcançar pelo menos 7 milhões em todo o ano.
O número de turistas alcançados é também superior em 1,9% ao registado nos primeiros sete meses de 2019, refere um comunicado do Gopverno Federal que sublinha, também que “o novo recorde reflete o resultado das ações do Ministério do Turismo e Embratur para ampliar a atração de estrangeiros ao país”.
Citado no comunicado do Governo Federal, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirma que o número de turistas internacionais alcançado de janeiro a julho deste ano é mais um indicativo da trajetória ascendente da presença desses viajantes em destinos brasileiros.
“Em 2023, nós recebemos um total de 5,9 milhões de turistas internacionais e nos primeiros sete meses deste ano, já registámos 4 milhões. Isso indica uma possibilidade concreta de alcançarmos um novo recorde de visitantes internacionais nos diversos municípios brasileiros, de, pelo menos, 7 milhões, um dos principais objetivos do governo federal quanto ao turismo brasileiro”, ressalta.
Os números divulgados mostram que a Argentina foi o principal emissor de viajantes ao território nacional (1,8 milhão), seguida dos Estados Unidos (668,4 mil), do Chile (458,5 mil), do Paraguai (424,4 mil) e do Uruguai (334,7 mil). As principais portas de entrada no país ficaram por conta dos estados de São Paulo (1,2 milhão), Rio de Janeiro (868,3 mil), Rio Grande do Sul (647,7 mil), Paraná (573,5 mil) e Santa Catarina (328,2 mil).
Os últimos resultados do turismo internacional no Brasil juntam-se a outros números positivos, como o de gastos de viajantes vindos de outros países que no primeiro semestre deste ano, alcançaram os 3,7 mil milhões de dólares (+15% em termos homólogos), de acordo com o Banco Central.