Brasil: Número de turistas estrangeiros cresceu 55% em janeiro para mais de 1,4 milhões

Segundo os dados divulgados pelo Ministério do Turismo do Brasil, este foi o melhor janeiro de sempre, tendo ultrapassado largamente o anterior recorde que pertencia a 2017, quando no primeiro mês do ano o país tinha recebido 1,1 milhões de turistas estrangeiros.
Dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, indicam que o Brasil recebeu, em janeiro deste ano,1.483.669 turistas estrangeiros. Um número que reflete um aumento de mais 55% face ao mesmo +período de 2024 (956.737 turistas).
Os mesmos dados adiantam que a grande maioria dos estrangeiros era proveniente de países da América do Sul, nomeadamente, da Argentina e do Chile.
A Argentina foi o principal emissor de turistas para o país, com 870.318 turistas, um crescimento de 92% face ao mesmo mês do ano passado. Já o Chile atingiu os 103.620 turistas, um crescimento de 34% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Em comunicado, o ministro do Turismo brasileiro, Celso Sabino, considerou que estes números são um excelente ponto de partida para que o Brasil supere o recorde de entrada de turistas internacionais registado em 2024.
“O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes. Seguimos trabalhando para que essa tendência continue impulsionando a economia e gerando novas oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro, citado no comunicado.
Já Marcelo Freixo, presidente da Embratur, considerou que o Brasil colocou “o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país, viabilizando uma ampliação da conectividade aérea que também é recorde”.
“Estamos promovendo o país com mais inteligência e com parcerias estratégicas para atrair turistas de todo o mundo. Hoje, o Brasil se tornou um país mais competitivo, o turista na hora de decidir para onde vai, encontra mais opções de pacotes e de voos para o Brasil, e é impactado com mais informações sobre o que pode encontrar em nosso país”, acrescentou Freixo.
Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina estiveram em grande destaque, tendo recebido, no seu conjunto, 924.138 turistas internacionais, o que representa 62% do total de turistas que chegaram ao Brasil em janeiro de 2025.
A proximidade com a Argentina fez do Rio Grande do Sul a localidade com o maior fluxo de chegadas internacionais. Ao todo, 518.557 turistas entraram no Brasil pelo estado gaúcho. O Paraná recebeu 206.861 visitantes vindos de outros países, enquanto Santa Catarina registrou 198.720 turistas de fora do país.
Em números absolutos, depois do Rio Grande do Sul, o Rio de Janeiro, com 240.151 visitantes, e São Paulo, com 219.787, foram os estados que receberam mais turistas internacionais.
Dados do Governo brasileiro revelam que o turismo representa 8% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera mais de oito milhões de empregos diretos e indiretos em todo o país.