Braga recebe Encontro de Turismo Arqueológico a 30 de novembro
O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga e, o Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa realizam a 30 de novembro, o “ArqueoLoci – Encontro de Turismo Arqueológico”, onde serão debatidos os desafios deste segmento e a criação de redes colaborativas.
Este encontro é um projeto colaborativo de Turismo Arqueológico, de que o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa é parceiro desde a sua criação em 2022, que tem como principal objetivo a promoção, valorização e preservação do património arqueológico, através da criação de uma plataforma online para difundir os sítios arqueológicos visitáveis em Portugal, incluindo as regiões autónomas.
“A constituição de uma Rede Portuguesa de Turismo Arqueológico é uma iniciativa aberta e colaborativa, que depende do contributo de diversas entidades e especialistas na área da arqueologia e do património cultural”, pode ler-se no site Museus e Monumentos de Portugal, acrescentando que este projeto “tem como objetivo principal explorar, preservar e promover o património arqueológico nacional, tornando-o mais acessível e atrativo tanto para as comunidades locais quanto para os turistas, contribuindo significativamente para o avanço do turismo arqueológico em Portugal”.
O encontro tem início às 9h30, contando com vários especialistas sobre a matéria que falarão sobre “A gestão dos sítios arqueológicos visitáveis e as políticas públicas para a Cultura: o caso do Algarve”, “Turismo arqueológico: ainda o parente pobre do turismo português?!”, “Desafios e oportunidades do turismo arqueológico em rede”, entre outros temas.