Braga quer Turismo de Portugal com mais verbas para promoção e apoio a iniciativas dos municípios

A ideia foi deixada por António Barroso, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga, na conferência “Novas agendas para o turismo – Horizonte 2030”, que decorreu na quarta-feira, dia 25 de outubro, no âmbito da Semana do Turismo de Braga.
Na sua intervenção, António Barroso abordou alguns dos desafios do turismo na cidade de Braga, frisando a necessidade de “se projetar de forma ponderada e estratégica o futuro do sector” e firmando o compromisso da Câmara Municipal de em continuar a “promover Braga como um destino turístico de excelência e sustentável”.
O representante da Câmara de Braga na conferência “Novas agendas para o turismo – Horizonte 2023” aproveitou a ocasião para lançar alguns desafios a Carlos Abade, nomeadamente o de trabalhar em conjunto com o município bracarense e a Associação Empresarial de Braga (AEB) para um futuro melhor para o sector.
Afirmando que “faltam apoios para o Turismo”, António Barroso frisou que “é preciso que o Estado disponibilize mais verbas para o Turismo de Portugal reforçar as suas ações de promoção e, sobretudo, o apoio às iniciativas e eventos que os Municípios desenvolvem e que tanto contribuem para Portugal ser o destino de excelência que é”.
Aproveitou, também, para alertar para a necessidade de valorização do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. “Se queremos captar outros mercados, temos de fortalecer o aeroporto do Norte e pensar já na sua expansão. Há 50 anos que se fala no novo aeroporto de Lisboa e pouco se fez além de estudos”, disse.
O adjunto do presidente da Câmara de Braga deixou claro que o município quer “levar Braga mais além, bem como toda a região do Minho”. Para isso, disse, “temos que trabalhar em harmonia, projetando e antecipando aquele que será o futuro do Turismo. Com essa visão, estamos confiantes de que conseguiremos captar ainda mais valor para toda a região, promovendo um turismo sustentável e de qualidade para todos”, concluiu.
Na mesma sessão, o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, qualificou o Turismo como “o principal motor da economia” de muitas regiões, cidades, vilas e aldeias do país. “Os números da atividade turística em Portugal e os sucessivos reconhecimentos obtidos como melhor destino do mundo expressam bem o dinamismo e importância deste sector para a nossa economia e sociedade”, frisou.
Porque o turismo “está sujeito a ciclos de prosperidade, de retoma e de recessão”, o presidente da AEP defendeu que “temos e devemos de prosseguir a debater os desafios que o sector enfrenta, tentando encontrar as melhores soluções para um crescimento sustentado, coeso e inclusivo desta parcela tão relevante do nosso tecido económico e social”. Neste contexto, acrescentou, a escolha do tema ‘Novas agendas para o Turismo’ surge da constatação de que o futuro deste sector, como de outros, tem de ser devidamente preparado, dinamizado e garantido”.
Daniel Vilaça lembrou, ainda, o estudo divulgado, recentemente, pela AEB sobre a perceção e as atitudes dos residentes de Braga em relação ao crescimento do turismo na cidade. “Os dados obtidos na investigação indicam, de forma muita clara, que Braga é um excelente exemplo de um destino em que há um equilíbrio saudável entre a qualidade de vida dos cidadãos e a afluência de visitantes e turistas à cidade”.
Presente na conferência, o presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, quis deixar claro que o Turismo de Portugal está empenhado em reforçar o Turismo como um dos principais motores de crescimento da economia portuguesa, afirmando, também, que um dos objetivos da instituição passa por fomentar a articulação com os agentes turísticos.
“Uma das atuais missões do Turismo de Portugal é, precisamente, articular-se com as empresas do sector, a fim de encontrar, em conjunto, soluções e estratégias benéficas para todos”, pelo que “é fundamental ouvir e compreender as preocupações dos empresários, para assim alinharmos o nosso trabalho às suas necessidades reais”.