Braga destaca-se no 12.º World Urban Forum
Braga destacou-se na 12.ª edição do World Urban Forum, que decorreu entre 4 e 8 de novembro, no Cairo (Egito), como uma das cidades finalistas do Shanghai Award, uma iniciativa da UN-Habitat que reconhece as cidades pelo desenvolvimento na implementação da Agenda 2030 e da Nova Agenda Urbana.
A participação de Braga neste fórum internacional envolveu uma presença ativa em sessões focadas no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento de parcerias globais, sublinhando o seu compromisso com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Braga participou em várias sessões do World Urban Forum, onde apresentou e discutiu as suas estratégias de desenvolvimento sustentável e colaborou com diversas cidades e organizações internacionais.
Um dos principais momentos de destaque da participação de Braga foi na SDG Cities Lusophone Initiative – The Portuguese Speaking Countries Example, evento que reuniu cidades de língua portuguesa com o objetivo de unir esforços em prol dos ODS, reforçando a dinâmica da língua portuguesa na arena internacional das Nações Unidas.
Esta iniciativa da Iniciativa Lusófona para Municípios ODS mostrou como as cidades lusófonas estão a trabalhar conjuntamente para a promoção de práticas sustentáveis, incentivando a troca de experiências e colaborando para uma implementação eficaz dos ODS em diferentes contextos do mundo lusófono.
De destacar ainda a presença de Braga nas sessões do projeto URBACT, como o Cities for Sustainability Governance, onde foram discutidas abordagens estratégicas para a governança sustentável em cidades europeias.
Dentro da participação de iniciativas do projeto URBACT inclui ainda outras sessões, como o Cities After Dark, que explorou o desenvolvimento de políticas urbanas sustentáveis e seguras em contextos noturnos, destacando o impacto destas ações na sustentabilidade urbana e na qualidade de vida dos cidadãos.
Braga participou ainda na sessão Localising the SDGs through Global Urban Partnerships – Collaborative Experiences from Belgium, Portugal and Palestine, onde foram abordadas não só as experiências de colaboração entre países, mas também os impactos específicos da implementação dos ODS em cenários de crise.
Segundo a Câmara Municipal de Braga, a participação desta no World Urban Forum “demonstrou assim o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e coloca-a como um modelo de boas práticas no cenário internacional, afirmando-se como uma cidade inovadora e empenhada em avançar a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana”.