BOOST 2025 chega ao Estoril a 17 de janeiro para relevar próximas tendências da IA no Turismo
O Estoril é o local escolhido para acolher mais uma edição do BOOST, promovido pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo. Com o tema “The Experience”, o evento realiza-se a 17 de janeiro, no CIBT – Centro de Incubação de Base Tecnológica do Turismo e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
As inscrições já estão abertas no site oficial do evento, que nesta edição coloca um foco renovado nas tendências tecnológicas que irão transformar o setor turístico, reunindo líderes, especialistas e visionários para explorar, entre outros temas, o impacto da inteligência artificial (IA) no turismo.
Depois do sucesso da última edição no norte do país, que contou com mais de 500 participantes, o evento promete um dia de imersão em tecnologia, aprendizagem e networking, com painéis de especialistas, keynotes de renome e experiências interativas focadas em inovação e transformação digital.
Desde a criação de experiências mais personalizadas para viajantes até à otimização de operações no setor, a IA será tema central de várias sessões, incluindo: “IA para Construção de Marcas”, apresentada por Álvaro Meléndez, cofundador da startup CRANT; “A IA a Fomentar a Cultura, Apoiada pela Microsoft”, com Manuel Dias, diretor nacional de tecnologia e membro da comissão executiva da Microsoft Portugal.
O BOOST – The Experience contará com workshops práticos e apresentações de casos de estudo, incluindo iniciativas de destinos como a cidade de Bergen e o PortAventura World, que ilustram como a IA está a criar novas formas de interagir com os viajantes.
Entre os nomes internacionais que irão marcar presença estão Barry Rogers, chefe da Unidade de Turismo da Cidade de Dublin – cidade que foi recentemente eleita como a Capital Europeia do Turismo Inteligente para o ano de 2024; Álvaro Meléndez, criativo e storyteller que co-fundou a startup de IA CRANT; e inúmeros nacionais como António Sacavém e Ana Sacavém, partners, training managers e consultores na Leadership and Communication Academy, cofundadores da marca Linguagem Corporal; Patrícia Araújo, representante da Biosphere Portugal, entre outros ainda por anunciar.
A manhã será dedicada a sessões sobre tendências futuras, como o impacto da IA e da economia da experiência, além de insights de empresas globais como Google e Mastercard.
Enquanto, a tarde será destinada a painéis sobre destinos sustentáveis, workshops de IA aplicados ao turismo, e experiências imersivas promovidas pela CASMI.
O encerramento estará a cargo da banda portuguesa Karetus, que apresentará o impacto da IA na música, seguido de estudos de caso inspiradores.
Segundo Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, “com os olhos postos nas tendências atuais, o BOOST pretende, mais uma vez, apoiar o progresso do setor do turismo pela aceleração e reinvenção, discutir caminhos de crescimento e captar bons exemplos nacionais e internacionais para aplicação no tecido empresarial português, afirmando-se como o maior fórum de discussão sobre inovação no setor alguma vez realizado em Portugal”.