Boas práticas no controlo de custos analisadas na 2ª conversa “Be Our Guest”
A segunda edição das conversas “Be Our Guest” organizadas pela ADHP, recebeu, no dia 27 de junho, João Pedro Figueira, diretor de Operações da Ace Hospitality Management, para falar das “boas práticas no controlo de custos de uma unidade hoteleira”.
Numa sessão que contou com diversos associados da ADHP e players do setor, João Pedro Figueira abordou temáticas centrais na discussão do controlo de custos, cada vez mais relevante “pela conjuntura atual”. O diretor de Operações da Ace Hospitality Management destacou o papel de um bom controlo de custos para a implementação de uma estratégia sólida, explicando que “permite entender melhor o negócio, ajuda a tomar decisões fundamentadas, permite criar um histórico importante para novas estratégias, é uma excelente ferramenta de budget, deteta de forma fácil desvios que podem ser corrigidos a tempo útil”.
Realçando a componente de F&B como especialmente desafiante para o controlo de custos, o responsável elencou um conjunto de boas práticas que resultam na diminuição do desperdício e na entrega de um produto final de elevada qualidade. Entre o acompanhamento da sazonalidade dos alimentos, o correto armazenamento dos ingredientes, o redesenho frequente das cartas e o recurso a máquinas para uma maior segurança alimentar, o gestor apresentou soluções com impacto significativo no desempenho financeiro de um hotel.
João Pedro Figueira falou, ainda, do papel da estandardização para o bom funcionamento de uma unidade hoteleira, numa altura em que a alta rotatividade de profissionais se tornou num desafio particularmente dispendioso para os hotéis.
“Manuais de procedimentos vão dar segurança a todo o processo [de trabalho] e minimizar custos. Cada vez que conseguimos mostrar a um colaborador, de forma sistemática, como vai ser o dia a dia dele, vai dar-lhe conforto e vai permitir-nos trabalhar de forma sustentada”, afirmou.
O gestor aproveitou também para abordar a questão dos recursos humanos, tendo sublinhado o papel dos benefícios na felicidade dos profissionais, além de ter deixado uma palavra sobre a reinvenção das formas de trabalho. “Olhar para um colaborador e perceber o património que se tem é uma vantagem grande. Deve haver uma atenção redobrada para que a pessoa seja feliz no trabalho e consiga acrescentar valor – o cliente certamente vai notar isso”, afirmou, destacando, ainda, o valor dos estágios e da relação entre a academia e o mercado laboral.
O responsável elencou, também, um conjunto de ferramentas de análise que asseguram uma gestão de custos mais eficiente e fundamentada, sublinhando a importância, a nível do diagnóstico e da previsão, dos indicadores de performance e da informação histórica.
Iniciativa da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, as conversas “Be Our Guest” convidam diretores de hotéis de referência a falar sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor do turismo.
A Associação disponibilizou a segunda conversa “Be Our Guest” no seu canal de YouTube: https://youtu.be/Yanygjxf6rc.