Blockchain em Turismo e Hotelaria – PARTE I, por João Pronto
Neste artigo, João Pronto centra-se na utilização das tecnologias associadas ao Blockchain, por parte do turismo, em geral, e da hotelaria em particular, pela importância que estes sectores dão “aos dados, à informação e ao conhecimento”.
João Pronto
Título de Especialista em Hotelaria e Restauração
Professor Adjunto – Ciências da Informação e Informática
Coordenador de Estágios
O que é Blockchain?
Em 1991, Stuart Haber e W. Scott Stornetta, publicaram o artigo How To Time-Stamp a Digital Document[1], onde defendiam a utilização de um sistema de registos criptográficos que não permitisse violar conteúdos em documentos, registos esses, suportados por registos de data e hora dos documentos.
Em 2008, Satoshi Nakamoto publicou o artigo Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System[2], neste artigo, são apresentados métodos e técnicas de blockchain como a base tecnológica que suporta o mecanismo de segurança Bitcoin.
Entretanto, com a popularidade exponencial das Bitcoin, muitas empresas tecnológicas, e não só, aprofundaram o seu conhecimento acerca de blockchain, razão pela qual é uma tecnologia “emergente” em que as organizações públicas e privadas, começam seriamente a considerar implementar.
O Turismo em geral, e a Hotelaria em particular, é claramente um domínio que irá crescentemente recorrer às tecnologias associadas ao Blockchain.
As razões pelas quais esta afirmação está, progressivamente, a ser uma realidade cada vez mais universal, tem que ver com a extrema importância que o Turismo e a Hotelaria dão aos dados, à informação e ao conhecimento “transacionados” nas diferentes componentes do serviço turístico e hoteleiro.
Sendo os métodos e tecnologias suportados pelo Blockchain, um dos métodos mais promissores de garante de informação fidedigna, é inevitável que as organizações turísticas e hoteleiras lhe adiram progressivamente!
Como funciona Blockchain?
[1] https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/BF00196791.pdf
[2] https://bitcoin.org/bitcoin.pdf
Imaginemos três blocos, cada um contendo a sua informação, e sendo identificado com um código (Hash) distinto dos demais blocos, através do esquema acima apresentado.
A propagação dos códigos dos blocos existentes em determinada organização (ou congregação de organizações públicas ou privadas), é efetuada com determinado intervalo de tempo, que garante a correta propagação de toda a informação fidedigna entre os diferentes blocos e respetivos utilizadores que utilizam os blocos, como demonstrado no esquema infra:
Após a propagação dos blocos ocorrer com sucesso para todos os intervenientes, obtém-se um consenso organizacional em que a informação partilhada está conforme o pretendido, mediante um “livro de razão” garante da veracidade dos dados supracitados.
Caso a informação (num bloco) seja adulterada inadvertidamente, como no exemplo infra, em que se adulterou o segundo bloco, como os restantes membros têm referências diferentes, deteta-se claramente que existe um erro na validação dos dados.
Como exemplos de aplicabilidade Blockchain descreverei sucintamente dois dos inúmeros exemplos possíveis:
Em Agências de Viagens, no âmbito de processos de reservas de eventos, em que é necessário registar, analisar, gerir toda a jornada processual, desde início da negociação, que deu origem à primeira opção, até à adjudicação da opção negociada, e ao subsequente evento acontecer efetivamente, é um dos exemplos em que a aplicabilidade Blockchain poderá ser muito efetiva;
Em Hotelaria, o recurso ao Blockchain na agilização de processos de Comidas e Bebidas, por exemplo, no âmbito de projetos de HACCP, em que é fundamental entender toda a cadeia de valor, desde a origem dos alimentos, até à apresentação e degustação dos alimentos numa mesa de restaurante!
Como exemplos de tecnologias de implementação Blockchain, temos as inevitáveis:
- Oracle, em https://www.oracle.com/pt/blockchain/
- Microsoft, em https://azure.microsoft.com/pt-pt/solutions/blockchain/
- Amazon, em https://aws.amazon.com/pt/managed-blockchain/
- IBM, em https://www.ibm.com/br-pt/blockchain
- Hyperledger, em https://www.hyperledger.org/
- Ethereum, em https://ethereum.org/en/