Bleisure e digitalização entre as novas tendências das viagens empresariais

A conclusão é da Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais, que avança que este tipo de viagens ressurgiu mais forte do que nunca embora apresente agora novas tendências derivadas das novas necessidades das empresas e das preferências dos colaboradores.
De acordo com os dados da empresa, uma das principais tendências entre os viajantes de negócios é a viagem bleisure, ou seja, viagens que combinam elementos de negócios e lazer, com 82% dos colaboradores a valorizar este tipo de viagem, devido à necessidade crescente de “um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal”.
“Quando se trata de atrair e reter os melhores talentos, cada vez mais colaboradores valorizam outros atributos para além do salário”, afirma a empresa, considerando que “o bleisure permite que os funcionários tenham algum tempo livre durante uma viagem empresarial, fazendo com que se aumente a produtividade, a motivação e a lealdade dos colaboradores”, refere o estudo.
Sobre a digitalização, a Consultia Business Travel cita um inquérito da Forrester realizado a gestores de viagens de grandes empresas, onde foi revelado que “as empresas têm necessidade de acelerar a transformação digital da gestão de viagens e despesas associadas, de forma a melhorar a experiência dos colaboradores e atingir os objetivos corporativos”.
Nos últimos anos, tem havido uma necessidade crescente de ter informações e documentação sobre viagens corporativas ligadas aos sistemas corporativos de forma a evitar lapsos de informação, com as empresas a tentarem automatizar os processos de gestão manual que conduzem a erros e a custos adicionais.
Segundo a Consultia, as empresas estão a recorrer cada vez mais a soluções tecnológicas integradas, à automatização de processos e à otimização das políticas de viagem, a fim de obterem um maior controlo sobre as despesas totais.
A Consultia refere, ainda, que o último inquérito da GBTA (Global Business Travel Association) revela a necessidade do colaborador se sentir seguro e cuidado durante a sua viagem. Por conseguinte, as empresas exigem um serviço que permita aos seus colaboradores uma maior variedade de escolha e controlo sobre as suas viagens, garantindo-lhes ao mesmo tempo uma maior segurança durante as mesmas.
Perante esta necessidade, a Consultia refere que a sua solução integral Destinux oferece um serviço de atenção humana através de um Personal Travel Assistant, um profissional com nome e apelido que permite aos colaboradores resolver possíveis dificuldades ou qualquer incidente durante a sua viagem. Da mesma forma, a empresa especializada na gestão integrada e no aconselhamento das viagens empresariais, aforma ter, também, as soluções ideais para a digitalização e a combinação de negócios e lazer nas viagens dos colaboradores.
“Os nossos clientes procuram uma maior personalização, controlo e flexibilidade para os seus colaboradores, melhorando as suas experiências de viagem. Um sistema que integre e torne tudo isto possível tem, sem dúvida, um impacto numa maior satisfação nas viagens, resultando em melhores resultados para todos, afirma “Carlos Martínez, CEO da Consultia Business Travel.
Imagem: ©FreePik