Bestravel bateu recorde de vendas em 2024 e teve novamente o seu melhor ano de sempre, foi anunciado durante a 20ª Convenção

O ano de 2024 fechou para a Bestravel com um novo recorde de vendas – cujo montante não foi revelado – expresso num crescimento de 7% face a 2023, informou Ricardo Teles, diretor operacional da rede, no Faial. Adiantou, também, o objetivo de em breve igualar o número de agências da pré-pandemia.
Em conferência de imprensa à margem da XX Convenção da Bestravel, na ilha do Faial, Ricardo Teles, diretor operacional da rede, avançou que neste momento a rede integra já 48 agências, contando com as agências de Setúbal, que abriu em Janeiro, e de Santarém, que “vai abrir agora nos próximos dias”.
Aliás, o responsável garantiu que o objetivo da Bestravel “é superar as 50 agências durante o ano de 2025”, uma vez que aquilo que se pretende, a breve prazo, “é a aproximação aos números de agências que tínhamos no período da pré-pandemia, quando estávamos com 56 agências e, portanto, temos uma intenção muito forte de nos aproximarmos deste numero rapidamente”,
Já no que se refere às vendas, e sem revelar valores totais, o diretor operacional da Bestravel deixo claro que “o ano de 2024 foi um excelente, batemos o recorde de vendas da rede, sendo o melhor ano de sempre em termos de vendas. Tivemos um crescimento, em relação a 2023, de 7%, o que consideramos muito bom”.
Ressalvou, a propósito que “nós tínhamos tido duas aberturas, o que leva a que o valor médio por agência se tenha mantido inalterado relativamente a 2023. Portanto, está aqui demonstrada a continuação da sustentabilidade deste ano”, destacou.
Também presente na conferência de imprensa, Carlos Baptista, administrador da Bestravel, recordou que “no início do ano, 2024, com tudo o que estava a acontecer, subidas das taxas de inflação elevadas e subidas das taxas de juros, com perda de poder de compra dos portugueses, nós iniciámos o ano muito apreensivos do que é que se poderia acontecer no ano”. Por isso, garantiu, “chegar ao final do ano com um crescimento de 7% é algo que nos satisfaz”.
“(…) a Bestravel tem tido sempre como destino número 1 Portugal, e em 2024 continuou a ser. Quando fazemos uma análise de Portugal separadamente, ou seja, sem Madeira e Açores, Portugal Continental é o nosso destino número 1”
Relativamente aos operadores mais vendidos pela rede Bestravel, Ricardo Teles revelou que o top de vendas manteve-se em relação a 2023, embora com “uma ou outra flutuação de lugares”. Assim e sem que esta seja a ordem exata, conforme avisou, no top de vendas estiveram a Solférias, a Ávoris, os operadores do Grupo Newtour, (Soltrópico e Egotravel), a NewBlue e a TUI.
Já quanto aos destinos mais vendidos, Portugal continua no topo. “Gostava de salientar que a Bestravel tido sempre como destino número 1 Portugal, e em 2024 continua a ser. Quando fazemos uma análise de Portugal separadamente, ou seja, sem Madeira e Açores, Portugal Continental é o nosso destino número 1”, destacou.
Precisou, também, que “tanto a Madeira como os Açores estão também muito bem colocados nos nossos top de vendas”, onde surgem, igualmente, destinos como Cabo Verde, as ilhas espanholas e a Espanha Continental, além de que, segundo Ricardo Teles, estar a assistir-se a “uma recuperação que também nos satisfaz bastante de destinos como o Brasil e os Estados Unidos”.
Em termos de grandes viagens, as Maldivas continuam a ser o destino número 1, mas há já outros destinos a aparecer como a Tailândia, por exemplo.
“As campanhas last minute levam o cliente a esperar por um momento de quebra de preço, portanto, não são positivos. Ou seja, andámos a reeducar o mercado durante todo este tempo a comprar em antecipação e este fenómeno de last minute é algo que nos preocupa”
Ricardo Teles também revelou que, à semelhança do que tinha acontecido já em 2023, também em 2024 duas agências da rede registarem volumes de vendas superiores a 3 milhões de euros. Acresce que 12 das agências venderam mais de 2 milhões de euros, enquanto 9 faturaram acima de 1 milhão.
Carlos Baptista fez notar que apesar de a venda média ter sido mantida, “temos agências novas na rede ao longo do ano. Portanto, há um efeito. Há um crescimento das que cá estão e há um efeito das novas entradas que passam a contar para as médias”, disse, acrescentando: “Faço notar que as agências que iniciam não atingem estes valores logo, portanto, fariam baixar um bocadinho a média. O que está a permitir a manutenção da média é que as agências que cá temos estão a vender mais”.
Relativamente à subida de preços dos produtos e pacotes de que tanto se falou, Ricardo Teles frisou que esse aumento verificou-se no início do ano “mas depois foi consumido por campanhas de last minute”, o que, afirmou, “é algo que nos preocupa porque já não assistíamos a este fenómeno há alguns anos”.
Para o responsável, “as campanhas last minute levam o cliente a esperar por um momento de quebra de preço, pelo que não são positivos”. Ou seja, continuou, “andámos a reeducar o mercado durante todo este tempo a comprar em antecipação e este fenómeno de last minute é algo que nos preocupa”, que “acontece por excesso de oferta no mercado” e a quebra de preço é para ir buscar níveis de procura superiores. “O ideal, é que este efeito não aconteça, que haja uma correta adequação da oferta à procura e que todos os players do mercado possam ganhar dinheiro”, declarou o diretor operacional da Bestravel.