Berta Cabral realça importância dos Açores enquanto destino de enoturismo
A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, realçou a importância dos Açores enquanto destino de enoturismo, um dos produtos estratégicos identificados no Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA) 2030.
A governante, que falou durante a sessão de abertura da 16.ª edição do “Wine in Azores”, que decorreu entre 1 e 3 de novembro, na ilha de São Miguel, destacou “os passos significativos que os Açores têm dado na produção de vinhos com muita qualidade e com parceiros extraordinários que têm levado o nome dos Açores mais longe, quer a nível nacional quer a nível internacional”.
Berta Cabral chamou à atenção para o facto de um evento desta natureza ajudar “a promover e a incentivar os vinhos produzidos nos Açores. Quer os vinhos do Pico quer os da Graciosa, quer os da Terceira, quer também em parte os de São Miguel estão a fazer um percurso muito seguro e sólido para se afirmarem no panorama nacional dos vinhos portugueses”.
Para a responsável da pasta do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas o “Wine in Azores” tem duas dimensões, “a promoção da cultura da vinha e da produção do vinho nos Açores e mais uma oportunidade para a promoção turística dos Açores em época baixa. Isto vem provar que a estratégia que o Governo dos Açores tem vindo a promover é a mais acertada, uma vez que pretende turismo todo o ano e em todas as ilhas”.
Berta Cabral sublinhou, ainda, que o facto de o “Wine in Azores” ter conseguido resistir durante 16 anos “representa muita resiliência, muito esforço, muita capacidade organizativa e muita vontade”.