Berta Cabral: Pico é exemplo da “visão para o futuro do turismo nos Açores”
A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, presidiu à sessão de abertura de o Encontro Regional de Turismo dos Açores, que teve lugar no Pico, de 9 a 12 de novembro, sublinhando que a ilha “é um exemplo da iniciativa inovadora dos nossos empresários do turismo”.
“O Pico é hoje um destino de eleição dentro da viagem pelos Açores, conquistando um posicionamento único na proposta de valor regional e quase permite dar-se ao luxo de escolher os seus visitantes. A nossa visão para o futuro do turismo nos Açores é sustentada em exemplos destes. Exemplos que potenciam a capacidade de criação e retenção de valor económico e social acaba por se manifestar de forma natural e muito afirmativa”, sublinhou a mesma governante, lembrando que aquele evento “é um ponto de encontro privilegiado para todo o trade regional, promovendo oportunidades e condições certas para reduzir distâncias e facilitar o debate sobre o desenvolvimento turístico na Região, onde todos são atores principais”.
Berta Cabral reforçou a importância do novo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, que assume a sustentabilidade como pilar central do desenvolvimento do setor, com quatro objetivos estratégicos: consolidação internacional como destino turístico sustentável; redução da sazonalidade e distribuição dos fluxos turísticos; elevação dos padrões de qualidade; criação de mais valor e alavancagem da notoriedade junto do consumidor final.
A mitigação da sazonalidade é “prioridade assumida” pela governante, sendo por isso necessário “caminhar sucessivamente para uma melhor distribuição da procura ao longo do ano, procurando atenuar os desequilíbrios e as ineficiências próprias das flutuações sazonais, que causam os conhecidos constrangimentos às empresas e aos trabalhadores do setor”.
Visit Azores, parcerias e companhias aéreas
Ainda na mesma sessão de abertura deste encontro que teve lugar na Madalena do Pico, com o tema “Turismo… de olhos postos no futuro”, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores aproveitou a oportunidade para salientar o trabalho que está a ser feito pela Visit Azores, com a criação de novas parcerias, mas também o “trabalho invisível, mas de forma abnegada para estimular o surgimento de alternativas às alterações nas operações de companhias aéreas, como a Ryanair”, relembrando que “a Azores Airlines e a TAP já estão a realizar vários ajustamentos na sua oferta para aproveitar a oportunidade deixada pela Ryanair nas ligações territoriais”.
Não de somenos importância são ainda as operações de companhias aéreas internacionais, como a Iberia, que se estão a expandir para períodos mais longos do ano, já tocando nos extremos do Inverno IATA, para além do próprio desenvolvimento de novas rotas por parte da Azores Airlines. Em 2024, os Açores terão mais conetividade com o exterior, com mais frequências e com maior diversificação dos operadores aéreos, do que o ano em curso.
Plano Anual Regional 2024 prevê 19 ME para desenvolvimento turístico
Berta Cabral reafirmou que a proposta de Plano Anual Regional para 2024 contempla 19 milhões de euros para o desenvolvimento turístico (um crescimento do investimento no turismo de 41,5% face a 2023), destacando-se o crescimento na promoção turística, que contará com mais de 14 milhões de euros.
“Ambicionamos ser, cada vez mais, uma referência do turismo de natureza, primando pela excelência das experiências na nossa natureza em terra e na nossa natureza no mar, mas também na valorização da nossa natureza humana”, adiantou Berta Cabral, referindo-se ainda à materialização da primeira Rede Integrada de Atividades de Natureza e Aventura, que conjugará diversas atividades, como os trilhos pedestres, birdwatching, cycling e canyoning.
No turismo cultural estão a ser desenvolvidas três novas rotas sobre o Turismo Industrial, a Expansão Marítima e o Turismo Militar, que se juntarão às já existentes da Baleação, das Vinhas e dos Vulcões.
A governante destacou ainda “as novas iniciativas e ações específicas relativas ao turismo de wellbeing e ao turismo gastronómico e dos vinhos, sem esquecer que daremos continuidade à nossa estratégia de atração de cruzeiros de menos dimensão e mais sustentáveis, com caráter de expedição, e que muito valorizam a nossa imagem externa”.
Por fim, Berta Cabral salientou que todas as ilhas açorianas têm “ainda uma grande margem para crescer”, realçando que nenhuma tem qualquer “indício de massificação ou insustentabilidade turística”.