Berta Cabral: “O turismo só será bom enquanto for bom” para quem vive na região

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, defendeu, em Ponta Delgada, no encerramento do Congresso Mundial da ISTO, que “o turismo só será bom enquanto for bom” para quem vive nos Açores.
No encerramento do Congresso Mundial da ISTO – International Social Tourism Organisation, organizado pela ISTO e pela Fundação INATEL, com o apoio do Governo dos Açores e do Turismo de Portugal, Berta Cabral sublinhou que o turismo “deve encarado como uma oportunidade de prosperidade para as pequenas comunidades das nove ilhas, servindo como veículo de inclusão, valorização e criação de bem-estar em todas elas”.
No evento, subordinado ao tema “Sustentabilidade social: um fator chave para o futuro do turismo”, a governante açoriana sustentou que o caminho que tem sido trilhado pelos Açores rumo à sustentabilidade, fundamenta-se “num processo de participação alargada” que envolve as comunidades locais de cada ilha e os vários quadrantes da sociedade e da atividade económica.
“Partindo da convicção de que é vital criar riqueza para a distribuir, e reconhecendo que o turismo também desafia toda a sociedade a evoluir, mantemos a nossa política de desenvolvimento sustentável solidamente alinhada com os princípios da ‘Agenda 2030 das Nações Unidas’ e com o objetivo fundamental de melhorar a qualidade de vida de todos os açorianos e dos que nos visitam”, realçou a secretária regional do turismo.
Berta Cabral declarou ainda que “o compromisso com a sustentabilidade é de todos, e deve estar profundamente interiorizado como um ato de cidadania. Razão suficientemente forte para que o desenvolvimento do turismo assuma, para nós, uma importância redobrada e a perspetiva de poder contribuir para a valorização, o desenvolvimento e a proteção das nossas pequenas comunidades”.
Foto:© SRTMI – Governo dos Açores