Berta Cabral destaca papel do turismo cultural na mitigação da sazonalidade

Na inauguração do hotel Vila Galé Collection São Miguel, no passado sábado, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, referiu os bons resultados turísticos da região e destacou o importante papel do turismo cultural na mitigação da sazonalidade.
Afirmando que “o turismo da nossa região creche significativamente, de forma saudável e sustentável, com uma dinâmica moderna e irreverente”, a governante açoriana, que representou o presidente do Governo Regional na inauguração do Vila Galé Collection São Miguel, lembrou que “o ano passado foi o nosso melhor ano de sempre, com um crescimento de mais de 10% nas dormidas face a 2019” e “este ano de 2023, entre Janeiro e Julho, já que crescemos mais de 15% face ao período homólogo de 2022”.
Frisou igualmente que o número de passageiros desembarcados está também “a atingir sucessivamente novos recordes, como aconteceu neste último mês de agosto, em que no acumulado desde Janeiro, crescemos 19,3% face a igual período de 2022”.
Destacou ainda o crescimento dos proveitos, sublinhando que “este ano já crescemos cerca de 28% até Julho, depois do crescimento de 22%. no ano passado”.
Sublinhando que estes “são resultados muito positivos” que ficam a dever-se “a um grande esforço de todo o setor” que “fez os possíveis e os impossíveis para recuperar da pandemia, e também se deve ao investimento assertivo na promoção externa e ao incremento da notoriedade do nosso destino que tem permitido o desenvolvimento de uma conectividade internacional inédita na história do turismo da região”.
Porque o hotel Vila Galé Collection São Miguel resultou da reabilitação e transformação de um edifício histórico no centro da cidade de Ponta Delgada, tendo preservado “a história e a identidade cultural do nosso passado”, Berta Cabral pôs a tónica no turismo cultural e na contribuição que ele pode dar para ajudar a debelar a sazonalidade que ainda marca do turismo açoriano.
De acordo com a governante, o Plano de Desenvolvimento Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 20230) “atribui um papel de particular relevância ao turismo cultural, alicerçado em princípios de sustentabilidade” que colocam em destaque “a natureza humana das nossas gentes e da nossa identidade açoriana”.
O referido Plano, prosseguiu, “não se limita à intenção de atrair visitantes, visa também oferecer experiências autênticas e profundas, que se enraízem na cultura, na história e na paisagem e natureza singular” dos Açores.
“O turismo cultural não é apenas sobre a contemplação passiva de monumentos históricos; é sobre a imersão respeitosa nas tradições e no estilo de vida açorianos, no nosso território e nas nossas vivências. É sobre visitar os nossos museus, participar nas nossas festividades, interagir com os residentes, proteger o nosso ambiente e descobrir as histórias que moldaram o nosso povo e a nossa terra”, afirmou.
Rejeitando qualquer tipo de massificação ou de sobrelotação do destino Açores, Berta Cabral defendeu que o desenvolvimento do turismo cultural é uma das melhores formas de contribuir para a mitigação da sazonalidade – que é um dos objetivos principais do novo PEMTA – e de potenciar o interesse por todo o nosso território, criando turismo todo o ano em todas as ilhas.
“Um dos objectivos fundamentais da nossa estratégia de desenvolvimento turístico, é claramente a mitigação da sazonalidade e o fomento do turismo durante todo o ano nas nossas nove ilhas”, afirmou Berta Cabral, defendendo que “também nesse aspeto o turismo cultural é uma das melhores formas de potenciar o interesse por todo o nosso território”.
Voltando a referir-se ao hotel da Vila Galé, a governante salientou que esta nova unidade “com o seu compromisso com a cultura e com a hospitalidade dos açorianos, será seguramente um ponto de partida para muitas experiências enriquecedoras”.
O Turisver viajou para São Miguel, Açores, a convite do Grupo Vila Galé.