Berta Cabral satisfeita com indicadores do turismo açoriano no 1º trimestre
Para a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, os números já conhecidos elevam as expectativas da região relativamente à próxima época alta do turismo.
Em comunicado, o Governo Regional dos Açores manifestou a sua “ampla satisfação” com as previsões apresentadas no Indicador de Turismo (IT) – Açores divulgado pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), que, sublinha o Executivo Regional, “revelam, inequivocamente, uma trajetória de recuperação do setor”.
O documento referido, estima que durante o mês de março, as dormidas nas unidades de alojamento turístico (hotelaria tradicional Turismo no Espaço Rural e Alojamento Local) atinjam as 160.00, um número que reflete, de acordo com o comunicado emitido, “um crescimento substancial face ao mês homólogo de 2021, e praticamente iguala o registo do mês de março de 2019”.
Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, sublinha que esta informação, complementada com os dados relativos ao movimento de passageiros nos aeroportos dos Açores, com destaque para o mercado nacional, “eleva as expetativas para a próxima época alta do turismo na região e a consequente aproximação definitiva aos níveis registados antes da pandemia”.
A governante destacou ainda que “todas estas indicações positivas do lado da procura confirmam a crescente competitividade, notoriedade e atratividade dos Açores, bem como a efetividade do trabalho de preparação interna e de promoção externa do destino, conferindo mais uma oportunidade para o desenvolvimento do setor e da oferta inerente”.
Para o Governo Regional, a previsão agora conhecida “demonstra uma trajetória ascendente do desempenho do setor, uma vez que os registos dos três primeiros meses do ano são consecutivamente mais aproximados dos valores oficiais dos meses homólogos de 2019”.
O comunicado emitido pelo Governo dos Açores recorda ainda que a European Best Destinations distinguiu recentemente os Açores, pelo terceiro ano consecutivo como “European Safest Destination”, em resultado do assinalável desempenho no combate à pandemia de covid-19 e destacando a sustentabilidade e a segurança como pilares da experiência turística na região.