Bernardo Trindade quer associados a participar mais nos projetos da AHP
“Click2Portugal”, instrumento da desintermediação, programa HOSPES, de responsabilidade social, e Tourism Monitor, ferramenta de recolha de dados, são os projetos em que o novo presidente da AHP quer ver maior participação dos associados.
Porque os “associados são o principal ativo” da AHP, foi a eles que o novo presidente, Bernardo Trindade, direcionou a primeira parte do seu discurso de tomada de posse, na passada sexta feira, 22 de abril, apelando à sua participação nos projetos da associação.
Um dos projetos para os quais apelou à mobilização dos associados foi a plataforma de reservas Click2Portugal. Recorde-se que esta plataforma foi criada pela AHP em 2018 com o objetivo de permitir uma maior autonomia negocial aos hoteleiros, dado permitir a desintermediação e fazer uma espécie de bypass às plataformas externas. Ainda assim, uma das mais-valias do Click2Portugal era o facto de estar integrado com o site do Turismo de Portugal, o visitportugal.com.
Agora, como sublinhou Bernardo Trindade, o portal de reservas está renovado e pretende-se que os associados adiram a ele em massa. “Hoje estamos confrontados com o regresso da atividade económica. Estamos a fazer um esforço muito grande e a sentir confiança nas reservas e temos uma tendência, e é legítimo que o ambicionemos, em reduzir o peso dos intermédios no processo de reserva”, afirmou, adiantando que “o Click2Portugal, a nossa ferramenta e nossa montra tecnológica de comunicação dos nossos associados, está hoje com uma roupagem nova, com uma imagem nova e aquilo a que queremos apelar é que participemos no regresso do Click2Portugal”. Isto porque, esclareceu, “dessa forma reduzimos a presença de intermediários, vendemos mais caro e temos a capacidade de ligar todos os nossos sites, toda a nossa estrutura de vendas”.
Outro dos projetos mencionados foi o programa de responsabilidade social HOSPES, com o novo presidente da AHP a sublinhar que “desde 2013 já tivemos oportunidade de doar 230 mil bens a um conjunto vasto de instituições e famílias”. O número é de assinalar mas o novo presidente da AHP deixou claro que a ambição da Associação “é ir um pouco mais além, é continuar esta peugada de ambição”,
A propósito, recordou que através do programa HOSPES da Associação da Hotelaria de Portugal “mesmo agora, com a Guerra na Ucrânia, e em tão pouco tempo, já tivemos a oportunidade de doar cerca de 3700 bens e, mais importante do que isso, já tivemos oportunidade de empregar, nas unidades hoteleiras associadas, cerca de 29 pessoas”.
O que o novo presidente da AHP “é continuar este esforço” e para isso, disse, é necessário que os associados participem no programa de forma massiva: “este programa não se afirma por si só, afirma-se pela participação dos nossos associados”, afirmou, acrescentando que “a hotelaria tem esta capacidade de ser o intérprete da economia circular”.
Por fim, Bernardo Trindade referiu-se ao AHP Tourism Monitors, um projeto “hoje também com uma nova roupagem e uma nova base tecnológica” que procura “juntar informação para podermos suportar a decisão”. Assim, disse, “se tivermos, cada vez mais, os nossos associados a participar no AHP Tourism Monitors vamos ter mais qualidade de informação. E é uma qualidade de informação que é gratuita, através da qual podemos sustentar melhor as nossas decisões”.
O novo presidente da AHP anunciou ainda o lançamento de um projeto de marketplace, um portal B2B em que “colocamos em diálogo os nossos parceiros com os nossos associados”, um trabalho que, disse, será liderado por Alexandre Marto Pereira, que integra o Conselho Diretivo da Associação. O objetivo, adiantou, “é, o mais rapidamente possível podermos colocar em prática este reforço de relacionamento” com os parceiros.
A tomada de posse dos novos órgãos sociais da AHP para o triénio 2022-2024, contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, e da sua antecessora, Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.