Bensaude Hotels assinala 90 anos com rebranding

A Bensaude Hotels Collection revelou esta terça-feira, 11 de março, o rebranding da marca que abrange o nome, que passa agora ser apenas Bensaude Hotels, e também uma nova identidade visual, mais moderna e virada para o futuro, sem esquecer a sua história.
No ano em que celebra o seu 90.º aniversário, a Bensaude Hotels assume uma visão mais moderna da marca que pretende refletir o equilíbrio entre o seu legado histórico e a sua visão ambiciosa de crescimento. “Mais que uma simples atualização visual, a nossa nova identidade incorpora a essência da Bensaude Hotels – o nosso espírito pioneiro, o nosso compromisso inabalável com a hospitalidade e a nossa profunda ligação aos Açores”, começa por explicar Nuno Pavão Borges, diretor de Comunicação e Marketing do Grupo Bensaude.
“O processo de rebranding envolveu uma extensa pesquisa, incluindo um exame completo da história da empresa, valores e expectativas. A nova identidade da marca capta o espírito do “Explorador/Cuidador” – uma referência ao legado visionário do seu fundador, Vasco Bensaude, e ao cuidado genuíno que a empresa dedica aos seus hóspedes”, continua.
O rebranding da Bensaude Hotels inspirou-se nas rotas marítimas que unem os Açores a Portugal Continental, à Europa e ao Continente Americano, e evoca a força do oceano Atlântico e aos laços que cria entre pessoas, culturas e territórios, explica o grupo em comunicado, sublinhando que “o elemento central é um traço fluido que simboliza o movimento do mar e a ligação dos Açores ao mundo. Este traço, presente entre as letras do logotipo, torna-se um elemento único e proprietário da marca”.


Elegante e clássica, a tipografia principal transmite herança e prestígio, ao passo que a tipografia secundária, moderna e sóbria, reflete contemporaneidade. A inclusão do statement “Since 1935”, reforça a herança, o legado histórico e o prestígio do fundador, Vasco Bensaude, enquanto a cor azul escura, inspirada no oceano, representa a importância, a qualidade, a estabilidade e a confiança da Bensaude Hotels, explica a mesma nota de imprensa.
O ícone da marca passa a ser uma estrela dinâmica e elegante, símbolo das rotas marítimas e do requinte da cadeia hoteleira que mantém o nome Bensaude na sua designação.
A designação do grupo passa, assim, a ser mais sintética: “A palavra “Hotels” comunica coletivo. Acreditamos que a referência a “Collection”, que deixámos cair, remetia para um pequeno número de hotéis, o que na fase atual de expansão nos parece redutor”, conclui Nuno Pavão Borges.
Com este rebranding, a Bensaude procura elevar o seu perfil no mercado nacional, atrair novos hóspedes e fortalecer ainda mais a sua reputação de excelência. Fundada em 1935 com o icónico Hotel Terra Nostra, hoje Terra Nostra Garden Hotel, a Bensaude Hotels conta com dez propriedades únicas em todo o território nacional. Oferece uma gama diversificada de experiências, desde hotéis históricos a modernos resorts.