Barómetro IPDT: Turismo prevê aumento significativo da procura externa no verão com EUA a liderarem crescimento
As conclusões da 71ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT apontam para um aumento significativo da procura externa neste verão, com os EUA a liderarem o crescimento dos mercados emissores. Os profissionais do setor também preveem o aumento das receitas turísticas no mercado interno.
De acordo com as conclusões da 71ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, osprofissionais do setor turístico antecipam um verão promissor para Portugal, com um crescimento significativo no emprego, na procura externa e na atividade turística em geral, com pontuações entre 59 e 63, numa escala total de 100.
Por outro lado, o painel considera expectável que o investimento público venha a diminuir nos próximos meses, com 80% dos respondentes a acreditarem que este indicador possa vir a manter ou mesmo a diminuir o seu desempenho.
Segundo o mesmo estudo, em março, o nível de confiança médio no desempenho do turismo atingiu os 84,2 pontos, o segundo valor mais elevado registado desde abril de 2016. Este nível de confiança representa tambémum acréscimo em relação ao valor apresentado na edição passada, em outubro de 2023.
OIPDT sublinha, a propósito, que as últimas seis edições do Barómetro do Turismo retratam um crescimento do indicador e a recuperação do nível de confiança no setor no pós-pandemia, que, desde a edição de maio de 2022, se encontra acima dos 80 pontos.
Mercado externo cresce significativamente em todos os indicadores
As conclusões do Barómetro apontam que, apesar de alguma incerteza face ao panorama político nacional e à conjuntura internacional, o sector está confiante relativamente ao crescimento da procura, com o painel a apontar o mercado externo como impulsionador desse crescimento.
Neste âmbito, sete em cada 10 respondentes consideram que o mercado externo vai registar um aumento do número de turistas, de dormidas, de receitas e também de RevPar (Revenue per Available Room, ou seja, receita por quarto disponível) nos próximos meses, revelando um crescimento mais acentuado do que a procura interna.
Face ao verão do ano passado, 84% dos respondentes consideram que o mercado norte-americano irá aumentar a sua representatividade como mercado emissor de turistas no verão de 2024, liderando no crescimento dos principais mercados emissores, tal como verificado nas edições anteriores do Barómetro do IPDT. Seguem-se, segundo as respostas do painel, os mercados do Canadá (69%), Brasil (66%) e Espanha (58%).
Já os mercados japonês, italiano e alemão deverão manter um desempenho semelhante ao do verão passado, sendo de registar que 30% dos respondentes apontam para a possibilidade de um ligeiro decréscimo no mercado alemão.
Mercado nacional deverá manter nível de turistas e dormidas mas aumentar em receitas
O Barómetro conclui, também que o mercado nacional deverá manter um desempenho semelhante ao do ano passado, com 5 em cada 10 membros do painel a considerarem que o número de turistas e de dormidas de origem interna vai manter-se. Ainda assim, cerca de metade dos respondentes acredita que irá registar-se um aumento das receitas e do RevPar gerados pelo mercado interno.
Relativamente aos produtos turísticos, os membros do painel acreditam que o sol e mar (34%), gastronomia e vinhos (18%), e património (13%) serão os três principais produtos turísticos de eleição no verão de 2024. A natureza, cultura, saúde e bem-estar, eventos e desporto foram também referidos, embora com menor destaque.
Alívio da carga fiscal no turismo deve ser prioridade do novo Governo
No que se refere àquelas que devem ser as prioridades políticas para o setor do turismo, 60% dos respondentes considera que a principal medida a tomar deve ser o alívio ou redução da carga fiscal , enquanto mais de 40% destacou a necessidade de decisão governamental em relação à localização do novo aeroporto de Lisboa.
No que concerne às restantes prioridades, 31% dos respondentes apontam a necessidade de reforço das campanhas e linhas de apoio para a promoção turística, de modo a fomentar a notoriedade; 31% refere a retenção e captação de novos talentos através do aumento salarial, da melhoria das condições de trabalho e de outros benefícios e 28% cita as acessibilidades, através de um maior investimento nas infraestruturas aeroportuárias e ferroviárias em todo o país.
O período de inquérito para a 71ª edição do Barómetro do Turismo do IPDT decorreu entre 26 de março e 2 de abril de 2024, onde se obteve um total de 51 respostas válidas, de profissionais em funções de direção e administração em várias áreas que integram o setor do turismo.
Créditos foto: IPDT- Turismo