Barómetro da Les Roches e ILUNION Hotels revela estado da inovação no setor
Apenas 25% das empresas hoteleiras oferecem programas de formação dedicados à inovação, segundo revela o 1º Barómetro de Inovação Hoteleira da ILUNION Hotels e da Les Roches Global Hospitality Education, apresentado no III Global Summit by ILUNION Hotels.
Este estudo pioneiro, realizado em colaboração entre estas duas organizações, oferece uma visão abrangente de como mais de 40 empresas hoteleiras internacionais de diferentes dimensões estão a adotar a inovação para aumentar a sua competitividade e responder às futuras exigências do mercado. O estudo avaliou sete variáveis-chave: estratégia, tecnologia, estrutura e processos, ecossistema, cultura, inteligência competitiva e comunicação. O inquérito anónimo foi dirigido a CEOs e diretores de Inovação, Tecnologia e Transformação de médias e grandes empresas hoteleiras, utilizando métricas objetivas.
Cerca de 60% dos inquiridos afirmaram que a sua marca não atribui qualquer orçamento específico para a inovação. Entre os que dispõem de um orçamento para a inovação, a maioria das iniciativas é conduzida por executivos de topo e não por especialistas na matéria.
Como salienta o relatório qualitativo, a inovação vai para além da tecnologia; é um processo que cria valor ao longo de toda a cadeia de produção, com uma margem significativa para melhorias. A inovação está a emergir como uma ferramenta crítica para os hotéis anteciparem tendências futuras, responderem às necessidades dos clientes e dos funcionários e explorarem novas tecnologias.
Embora a maioria dos participantes apoie a colaboração e a sinergia entre empresas, o estudo revela que cerca de 50% deles ainda não estão interessados em colaborar com startups.
Além disso, mais de metade dos inquiridos afirma que as suas empresas aplicam a inovação de forma proativa, com o objetivo de se posicionarem como líderes de mercado ou pioneiros na indústria hoteleira. No entanto, menos de metade das empresas participantes aproveitam com sucesso as ideias e informações sobre inovação de outras indústrias.
O Primeiro Barómetro de Inovação Hoteleira demonstra que, embora a inovação seja impulsionada principalmente pela tecnologia e pelo alinhamento estratégico com o mercado, a liderança, a formação e as parcerias corporativas ainda estão em falta para uma maior evolução.
“Este barómetro não só avalia o estado atual da inovação, mas também serve como uma ferramenta estratégica para as empresas hoteleiras medirem, compreenderem e melhorarem as suas capacidades de inovação”, afirma Carlos Bello, diretor de Inovação da ILUNION Hotels, acrescentando que “a inovação é um fator chave de diferenciação num mercado tão competitivo e este barómetro mostra-nos a direção que devemos tomar”.
Carlos Díez de la Lastra, diretor-executivo da Les Roches, afirma estarmos “no momento perfeito para promover uma cultura de inovação. As nossas empresas dispõem de todas as ferramentas necessárias para desenvolver projetos competitivos que acrescentem valor ao nosso mercado. Dois aspetos fundamentais são cruciais neste contexto: a formação e a criação de um ecossistema inovador que se inspira noutros sectores, criando sinergias e acordos mutuamente benéficos”.