Bahia tem “trabalhado com os operadores turísticos” portugueses para estimular voos charter
A garantia foi dada pelo secretário de Turismo do Governo da Bahia, Luís Bacelar Maurício, que durante a receção aos agentes de viagens que integraram a famtrip do Viajar Tours, respondeu a algumas questões do Turisver sobre o mercado português.
A TAP é a principal companhia aérea a ligar Salvador da Bahia ao continente europeu via Lisboa, mas o Estado da Bahia deixou há muitos anos de ter voos charter realizados pelos operadores portugueses, à exceção do fim do ano. Existem conversações com operadores para a realização de charters em 2025?
Os charters, mesmo com a TAP a fazer sete voos por semana entre Lisboa e Salvador da Bahia, há datas especiais como na Semana Santa (Páscoa), fim de ano e Carnaval em que Salvador recebe voos charter. Mas também para Ilhéus e para Porto Seguro acontecem voos especiais vindos de diversos destinos, incluindo da Europa.
O Governo do Estado tem trabalhado com os operadores turísticos, estimulando também a vinda desses voos, especialmente no que se refere ao mercado português.
A Bahia tem procurado captar investimento internacional na área hoteleira?
A par do trabalho que nós fazemos nas feiras internacionais de turismo, para além da promoção do destino Bahia, da prospeção de possíveis voos para os diferentes aeroportos internacionais do Estado, também fazemos um trabalho de atração de investimento. Por exemplo agora aqui na Bahia o grupo que em Portugal tem o Convento do Espinheiro está a fazer um empreendimento aqui.
Temos também conversado com diversos grupos portugueses, como o Grupo Pestana que já teve vários hotéis aqui para vermos se regressa, e temos conversado com o grupo Vila Galé para ver da possibilidade de fazer novos investimentos aqui no estado.
Não estamos à procura de investimento para uma zona específica mas sim para qualquer uma das treze zonas turísticas, dado que temos uma grande diversidade de oferta e cada uma destas zonas tem uma grande quantidade de atractivos, por isso temos capacidade de absorver e apoiar esse investimento de acordo com o projetado pelo investidor, mas geralmente os grupos europeus preferem os destinos do litoral, com a oferta de sol e praia.
A Bahia está a fazer promoção do destino nos intervalos da novela Cacau da TVI
Que ações promocionais estão planeadas para em Portugal, a fim de atrairem mais turistas?
Grande parte da promoção aproveitámos para a fazer durante a BTL, onde fazemos um trabalho intenso junto dos operadores turísticos e dos agentes de viagens de viagens portugueses. Depois damos sequência a esse trabalho recebendo visitantes aqui, famtrips como esta do Viajar Tours que tanto nos honra, e temos os nossos técnicos a viajar para Portugal para fazerem promoção e formação junto dos agentes de viagens para que eles possam ter um melhor conhecimento de tudo o que o nosso estado pode oferecer aos turistas que o visitam.
Por outro lado, estamosa entrar agora na TVI, no intervalo da novela Cacau com publicidade do nosso estado.
O mercado português para a Bahia tem crescido?
Sim. É um mercado muito importante para nós baianos. Os portugueses são o segundo mercado emissor de turistas estrangeiros para o nosso estado, os primeiros são os argentinos, o que tem a ver também com a distância. Mas Portugal é muito importante até porque temos essa aproximação cultural que facilita que tanto os baianos viagem para Portugal, como a que os portugueses venham conhecer a Bahia.