Badr Al Meer é o novo CEO da Qatar Airways

Badr Al Meer é o novo CEO do Grupo Qatar Airways, substituindo Akbar al Baker que agora se retira depois de 27 anos de serviços. Até há pouco tempo como diretor de operações do Aeroporto Internacional de Hamad, o novo responsável promete uma era de crescimento sustentável.
Engenheiro de profissão, Badr Al Meer esteve ligado a projetos de aviação, construção e desenvolvimento imobiliário de vários milhares de milhões de dólares, e desde 2014 foi diretor de operações do Aeroporto Internacional de Hamad, liderando divisões críticas como a MATAR – a Companhia do Qatar para a Operação e Gestão de Aeroportos, Qatar Duty-Free, Qatar Aviation Services, Qatar Aviation Catering Company, Qatar Distribution Centre, Dhiafatina Hotels e Qatar Airways Global Real Estate.
“Sua Excelência o Sr. Akbar Al Baker deixou uma marca indelével nesta organização, tendo construído a Qatar Airways desde o início até à companhia aérea de classe mundial que é hoje – com 241 aviões, 43.000 funcionários e mais de 160 destinos em todo o mundo. Foi uma honra servir sob a sua orientação e presto-lhe homenagem à medida que se dirige para um novo capítulo”, sublinha Al Meer, acrescentando que nos últimos 10 anos dedicou a sua carreira “a causar impacto no Grupo Qatar Airways e estou ansioso por liderar a nossa transportadora nacional numa nova era – uma era em que uma cultura de confiança e capacitação serão os alicerces do nosso sucesso partilhado”.
Para o novo CEO da Qatar Airways, “na atual indústria de viagens, dinâmica e em constante evolução, planeio investir nas prioridades e preocupações da minha geração e colocarei um enfoque renovado no aproveitamento da tecnologia emergente, no desenvolvimento e implementação de soluções de aviação sustentáveis e na melhoria da experiência dos nossos clientes – ao mesmo tempo que continuamos com o crescimento agressivo e o serviço de classe mundial que sempre oferecemos. Tenho imenso orgulho no nosso papel como a porta de entrada mais acolhedora do mundo – e estou ansioso por reforçar ainda mais a nossa posição como destino de viagem preferido”.
Foi durante o seu mandato no Aeroporto Internacional de Hamad, que Al Meer guiou aquela infraestrutura através de marcos importantes e desafios sem precedentes, incluindo a pandemia da COVID-19, um projeto de expansão de 10 mil milhões de QAR (cerca de 2,5 milhões de euros) e o histórico Campeonato do Mundo de Futebol FIFA 2022, que viu o aeroporto receber mais de um milhão de visitantes.
Com diplomas de Engenharia da Universidade Americana de Beirute e da Universidade do Colorado, Al Meer traz para a função uma base educacional sólida e uma riqueza de conhecimentos empresariais e técnicos em engenharia, construção e desenvolvimento de projetos em grande escala.
Recorde-se que na última semana, o Grupo Qatar Airways registou lucros crescentes de 1,026 mil milhões de dólares (958 milhões de euros) no primeiro semestre do ano fiscal, um aumento de mais de 100% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os níveis de passageiros também registaram um crescimento, aumentando 22% para 19 milhões, devido a fatores de carga mais elevados.