Avis: Três unidades de alojamento muito diferentes mas iguais na qualidade que oferecem ao hóspede

A convite da Câmara Municipal de Avis, o Turisver acompanhou a visita de um grupo de agentes de viagens ao concelho. Durante um fim de semana tivemos a oportunidade de ficar a conhecer algumas unidades e alojamento da região, todas diferentes entre si mas tendo em comum a qualidade das instalações e do serviço. É delas que falamos a seguir.
São muitas as palavras elogiosas com que pode definir-se o concelho de Avis, a começar pela sua beleza natural, que lhe é dada pelo espelho de água criado pela Barragem do Maranhão e pelos braços de água a que se juntam as ribeiras, mas também pelos campos com os seus montados povoados de sobreiros que sobressaem como se fossem “gigantes”, onde se acolhem as oliveiras e as videiras.
Se estas linhas nos situam numa terra de beleza, é de salientar que com esta com esta rivalizam as suas gentes e a forma simpática e familiar com que olham e acolhem quem os visita. Como complemento destas duas boas situações, destaca-se igualmente a qualidade das instalações e do serviço das suas unidades de alojamento.
Neste artigo falamos de três alojamentos, a Villa dos R’s, o hotel Herdade da Cortesia e os Montes de Charme. São alojamentos locais que pelas suas características e pelas suas localizações são bastante diferenciados, mas no que toca ao alojamento e ao serviço oferecem a quem os visita têm muito mais em comum do que possa parecer.
Villa dos R’s: Um alojamento pensado para permitir que as famílias usufruam do melhor do Alentejo
Falemos então da Villa dos R’s, uma unidade que se situa à entrada da vila. Para quem chega de Lisboa, passando a primeira rotunda entra-se na rua para o centro da vila, vira-se à direita e poucos metros à frente lá está o edifício.


Ao chegar e num primeiro olhar, o visitante vê-se perante uma mega vivenda que, ao primeiro olhar, parece ser de um piso apenas, mas não é, e aqui reside a primeira surpresa: o declive do terreno engana e o que de facto está diante dos nossos olhos é um edifício de dois pisos.
Outra surpresa reside no facto de, no ato da reserva, ser dada ao hóspede a possibilidade de escolher o quarto, porque dos oito quartos que a unidade tem nenhum é igual a outro. A terceira novidade resulta do facto de, embora se localize já na vila, a Villa dos R’s apresentar uma área ao ar livre com um enorme espaço.


Aberto no início do verão, a Villa dos R’s tem um total de oito quartos, sendo três suites e cinco apartamentos, todos com terraço ou varanda e áreas bastante generosas que vão dos 30m2 aos 65m2, e pedem meças a qualquer hotel de bom nível, seja na decoração, seja no equipamentos. As camas king size são confortáveis e os quartos estão equipados com televisões de ecrã plano de dimensões generosas, mini bar e máquina de café. A casa de banho tem um polibã amplo com dois duches, sendo um de teto, secador de cabelo e amenities.
Os apartamentos têm dois quartos, e os hóspedes dispõem de uma kitchenette, equipada com uma placa de fogão, frigorífico, micro-ondas e utensílios de cozinha e de refeição, sendo que todos os quartos têm uma fechadura eletrónica com código e há wi-fi gratuito em toda a unidade. O pequeno almoço continental é buffet e na oferta não faltam alguns produtos regionais, podendo também degustar-se pratos leves – petiscos -, também estes à base dos produtos e vinhos locais, sendo que no inverno o hóspede poderá estar em volta de uma aconchegante lareira.


A área pública é grande e relvada, tendo vários árvores onde os hóspedes podem esticar-se em redes nelas penduradas para calmamente lerem um livro ou apenas descansar. A piscina tem boas dimensões e nela não é utilizado cloro para a limpeza que é feita com uma solução de sal. Escusado será dizer que todo este espaço proporciona um belo convívio com a família ou entre hóspedes, tendo como pano de fundo, lá no alto, o casco histórico da Vila de Avis.
Montes de Charme: Onde a paisagem e o descanso despertam os sentidos
Depois de estacionado o carro, quem desce a ladeira e chega à frente rio do Monte da Boa Vista, assim se designa o local, não se espanta mas encanta-se. O Montes de Charme é um alojamento local tipicamente alentejano, que tem a sua principal mais-valia na paisagem deslumbrante que proporciona ao visitante. Em frente, a poucos metros em linha reta, empoleirada num penhasco, “mora” a Vila de Avis e baixando um pouco o olhar, há o rio e as suas margens. Tentando enquadrar na visão tudo o que nos é proporcionado, o que vemos na nossa frente é um cartão postal que não se vai esquecer tão depressa dada a sua beleza.


A magnífica vista que é quase impossível de descrever, acompanha o turista que escolheu este alojamento para ficar uns dias em Avis, praticamente durante as 24 horas do dia, dado que quase toda a oferta do empreendimento se situa na área de frente rio, com destaque para a piscina que não é grande – 10m por 5m – mas tipo infinity pool, ladeada de confortáveis espreguiçadeiras e da vegetação, situando-se num piso abaixo, um jacuzzi que tem uma oliveira a proporcionar-lhe a bendita sombra nos dias mais ensolarados.
Este é um local excelente para descansar e usufruir de tudo o que o rodeia, em especial a natureza mas a sua localização, com acesso direto às águas da Barragem do Maranhão, é um convite para que possa ocupar o seu tempo com uma atividade de lazer, já que o empreendimento tem mesmo um pequeno cais e proporciona aos hóspedes, passeios gratuitos de canoagem, kayaks, stand up paddle, e barcos a remos. Nas calmas águas da barragem podem descobrir-se vários recantos e ter uma visão diferenciada daquilo que nos rodeia, mesmo da vila que lá se queda empoleirada e majestosa. Marcando com alguma antecedência o cliente pode optar por fazer uma experiência dando um passeio no barco jangada do Montes de Charme com refeição a bordo, ou dar um passeio de bicicleta, sendo também estas disponibilizadas no local.


Pois é, com tanta beleza e atividades para usufruir, quase me esquecia de falar de outros pormenores: o empreendimento foi remodelado em 2021, mantendo todas as características alentejanas, é rústico mas moderno dentro do padrão daquilo que são hoje as exigências e necessidades dos hóspedes, tem seis quartos (dois na casa principal e quatro suites numa outra casa ao lado), sendo que na casa principal há ainda sala de estar, sala panorâmica e wc social.
Os quartos Twin têm uma entrada privada e piso de azulejo, duas cama ou uma cama king size, ar condicionado, rede mosquiteira nas janelas, garrafa de água, e casa de banho privativa com chuveiro, amenities e secador de cabelo. Nos quartos Twin superiores existe ainda mais um sofá cama e um terraço exterior mobilado com mesa e cadeiras.


Por estas paragens alentejanas não há unidade de alojamento que se preze que não incorpore no seu pequeno almoço produtos da região e o Montes de Chame não é exceção; a refeição matinal está incluída no preço, mas se o cliente assim o desejar pode também, ao longo do dia, fazer refeições leves na unidade, sendo também servidos snacks e bebidas. Com marcação, pode também ter um jantar na sala envidraçada que fica de frente para a Vila de Avis, um cenário a não perder. Para terminar, aqui fica uma informação quase sempre procurada mesmo por quem vem para um lugar paradisíaco: sim, existe internet gratuita nas áreas públicas do alojamento.
Hotel Herdade da Cortesia é sinónimo de conforto, qualidade e profissionalismo
Chegámos ao destino, avisou a ‘voz’ do nosso GPS, um pouco antes do portão da Herdade da Cortesia, e no exacto momento perguntei aos meus companheiros de viagem, “mas onde é que está o hotel? Deve ser ali, respondeu-me um companheiro. Estava mesmo, mas não se via porque quase faz parte integrante do local, nasceu entre as árvores, não se elevou no terreno e integrou-se no terreno e na paisagem de forma harmoniosa, como se deles fizesse parte desde sempre.


O hotel design de quatro estrelas está inserido numa herdade com 47 hectares, num terreno que desce até à Barragem do Maranhão, onde se situa um pequeno cais. Dadas as condições naturais que as águas ali proporcionam para a prática de desportos náuticos, em especial o remo, a unidade é procurada por atletas de elite que ali encontram um lugar de excelência para os seus treinos. Imaginem que se até já campeões olímpicos remaram naquelas águas, o que será de prazeroso e relaxante para as famílias, poderem ali fazer canoagem, uma das atividades que é proporcionada aos hóspedes.
A unidade tem 30 quartos totalmente equipados, com janelas que vão do chão ao teto deixando entrar a claridade e até por vezes os raios de sol, janelas que ao serem transpostas “desembocam” num terraço/varanda onde num fim de tarde se pode manter “uma conversa” com um passaroco local, fazer uma reflexão, ler as páginas de um livro ou simplesmente “ bater” uma soneca, respirando o ar puro tendo apenas como som os que provêm da natureza.


Os quartos têm piso em madeira, cama king size de grande conforto, mini bar e televisão de ecrã plano de dimensões generosas, assim como de wi-fi gratuito, tal como acontece por toda a unidade. As casas de banho têm produtos de amenities de marca conceituada, roupão e secador de cabelo, que se solicita na receção à chegada.
Pode parecer que estou a exagerar mas a verdade é que na Herdade da Cortesia o pequeno almoço não tem hora de terminar e é digno de grandes elogios, com uma qualidade dos produtos acima da média, a começar pelo sumo de laranja e pelo pão alentejano cortado finamente, e ovos e omeletas pedidos à carta. Depois é só trocar de roupa e relaxar deitado por baixo de um chapéu de sol junto à piscina de beira infinita, atrever-se a utilizar o excelente centro de fitness da unidade, fazer uma caminhada ou alugar uma bicicleta para um passeio pelas proximidades.


O seu carro continua assim parado no parque de estacionamento do hotel, até porque este oferece um restaurante de gastronomia inspirada nos sabores tradicionais, com algumas receitas recriadas e uma apresentação gourmet. O bar está sempre aberto, existindo duas áreas: uma exterior que pode ser também a extensão do restaurante e outra interior, onde se pode apenas beberricar um bom vinho da região, comer um snack ou desfrutar de uma refeição leve.


Para além do muito que já descrevi da minha vivência no Hotel Herdade da Cortesia salientava dois outros aspetos, um espaço envidraçado e semiaberto ao ar livre onde ao cair do dia é acesa uma lareira, criando um ambiente fantástico para os hóspedes, e o profissionalismo e simpatia em todas as áreas do hotel, por parte dos empregados. Nem sempre é fácil, hoje em dia, encontrar uma equipa que trabalhe de forma profissional e ao mesmo tempo seja afável – sem servilismo – para o cliente.