Autonomia, flexibilidade e sustentabilidade entre principais preocupações do passageiro corporativo

Autonomia, variedade de alternativas, flexibilidade, sustentabilidade e personalização das viagens são as cinco principais preocupações do atual passageiro corporativo que a Consultia Business Travel, empresa que atua no mercado da gestão integral de viagens de negócios, identificou.
O novo panorama empresarial está a mudar e, consequentemente, os colaboradores que viajam também têm novas preocupações durante o planeamento das viagens de negócios. Este cenário veio transformar a forma como as empresas gerem as viagens corporativas e a forma como querem viajar, em que o bem-estar do passageiro é um dos principais fatores, sendo que a digitalização surge como solução, ao proporcionar ferramentas eficazes em satisfazer as novas necessidades de cada passageiro.
Com a implementação do trabalho em formato híbrido nas organizações foi atribuída uma maior autonomia aos colaboradores e, por isso, são cada vez mais os passageiros que necessitam de um serviço personalizado, ou seja, adaptado às suas preferências e que lhes confira flexibilidade e autonomia, quer nas suas tarefas diárias quer na gestão das suas viagens.
Segundo o último relatório da Global Business Travel Association prevê-se que este ano 75% das empresas vão viajar mais, em comparação ao ano passado e que os passageiros exijam uma melhor experiência durante a viagem onde a flexibilidade, personalização e segurança são as principais preocupações. Como resultado, os viajantes procuram tranquilidade e confiança na reserva e planeamento das viagens.
Tecnologia e preocupações ambientais
Com a chegada da Geração Z e dos Millennials, motivadas pela tecnologia e apreço pelo mundo global, com o forte compromisso para com o meio ambiente e com a intenção de tornar as organizações cada vez mais conscientes do impacto zero, a sustentabilidade e a implementação de políticas ambientais são cada vez mais comuns, o que se reflete no aumento da duração das viagens de negócios e na organização de forma a cumprirem vários objetivos na mesma viagem.
As organizações assumem, assim, cada vez mais uma postura e consciência sustentável, através da procura de eficiência de forma a rentabilizar as viagens de avião, refletindo-se no aumento na duração das viagens de negócios e, assim, os viajantes têm a oportunidade de permanecer num destino por um período mais longo, com a intenção de concretizar vários objetivos e realizar algumas atividades de lazer.
Este alargamento do período de viagem dá a oportunidade de os passageiros realizarem viagens Bleisure, isto é, viagens mistas que combinam lazer com negócios ao proporcionar vantagens aos colaboradores da empresa e, assim, promover a retenção de talento.
Cada passageiro é diferente com objetivos e intenções diferenciadas e para conseguir alcançar uma experiência de viagem confortável de acordo com as suas preferências, exigem uma maior variedade de alternativas personalizadas que se adaptem a cada passageiro, de forma que este possa selecionar e eleger viagens de acordo com os seus gostos.
Através da digitalização é possível oferecer ferramentas para que os viajantes, que estão habituados a decidir, não se sintam limitados, oferecendo mais alternativas para as suas viagens.
Implementação de sistemas que permitam personalizar experiência de viagem
Para aumentar o volume de negócio e alcançar os objetivos, as empresas devem responder às necessidades dos colaboradores de forma que estes se sintam valorizados e empenhados em viajar. Para isso, devem ajustar os critérios da empresa, implementar sistemas que se adaptem aos critérios organizacionais e que forneçam aos passageiros ferramentas para personalizar a experiência de viagem, planear viagens polivalentes e sustentáveis com autonomia e flexibilidade, trazendo eficiência a todo o processo.
Através da digitalização é possível dar resposta a todas as preocupações, ao oferecer ferramentas eficazes que surgem como soluções a todas as necessidades atuais dos passageiros que realizam viagens de negócios. Este processo traz benefícios também para as organizações, pois favorece à retenção de talento, com equipas satisfeitas e empenhadas, desenvolver o pilar da responsabilidade social e sustentável da empresa.