Aumento de preços é um dos principais desafios para a indústria das viagens
A conclusão é do WTM Global Travel Report, apresentado esta segunda-feira, em Londres. O relatório aponta que a procura ainda não abrandou, muito por via das “viagens de vingança” e que, embora as perspetivas continuem positivas, o aumento dos custos e a escassez de profissionais preocupam as empresas.
“As viagens de vingança, uma tendência atual à medida que os consumidores recuperam o atraso nas viagens após a COVID-19, provavelmente mitigaram, até agora, o impacto dos elevados custos no comportamento do consumidor, mas resta saber como os preços mais elevados continuarão a impactar as escolhas dos viajantes no futuro”, adverte o estudo.
Apesar do cenário económico incerto, no entanto, as perspetivas são positivas, com muitos consumidores demonstrando prioridade quando se trata de gastos em viagens, afirma o relatório. A mensagem é, portanto, de otimismo, com o relatório a apontar que muitos fatores que contribuíram para o sucesso do turismo global continuarão a contribuir para o crescimento futuro da indústria e que o crescimento económico nos mercados emergentes e as mudanças demográficas e sociais continuam a ser áreas de oportunidade.
Ainda assim, o estudo aponta que as empresas do setor estão preocupadas com o aumento dos custos dos negócios (59% dos inquiridos), bem como com questões de pessoal (57%). O custo do alojamento (54%), o custo dos voos (48%) e a burocracia/regulamentações governamentais (37%) estão também no topo da lista de preocupações, que aponta ainda que a diminuição dos gastos entre os viajantes foi identificada como uma preocupação por 33% dos entrevistados.
O relatório afirma que as empresas estão a utilizar a tecnologia para resolver a escassez de pessoal; que os grandes eventos culturais e desportivos recuperaram e há uma procura crescente por parte dos consumidores de experiências únicas e memoráveis, que representam oportunidades para destinos e organizações turísticas. O que também representa uma oportunidade é a tendência do ‘Bleisure’ ao nível das viagens de negócios, e as ‘workcations’. Soma-se ainda, segundo o estudo, a tendência para uma maior personalização.
Oportunidades são várias mas, de acordo com o estudo, os riscos também, com grande parte a advir dos desafios económicos e dos fatores geopolíticos: “os desafios económicos e os acontecimentos globais afetarão a confiança dos consumidores, e os avanços na tecnologia, os novos comportamentos dos consumidores e os fatores sociais e geopolíticos estão entre alguns dos riscos e oportunidades para as organizações de turismo em todo o mundo”. afirma o relatório.
Comentando os resultados do estudo, Juliette Losardo, diretora de Exposições do World Travel Market London, sublinhou que “os custos são uma preocupação não só para os clientes, mas também para as empresas de viagens, que também têm de encontrar formas de lidar com a questão premente da escassez de pessoal”. A responsável fez também notar que “o relatório mostra as oportunidades reais que o setor das viagens e turismo está a aproveitar, tais como atender às tendências atuais, como viagens mais personalizadas e experiências que permanecem na memória”.