Aumento de 17% face a 2023: Pestana Hotel Group com receitas consolidadas de 651,5 M€ em 2024

A hotelaria representou cerca de 65% das receitas totais do grupo, a área de negócio imobiliário — sob a marca Pestana Residences — contribuiu com 19%, e as outras atividades, nomeadamente o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira, contribuíram com 16 %.
O Pestana Hotel Group registou em 2024 receitas consolidadas de 651,5 milhões de euros, valor que representa um aumento de 17% face a 2023 e um crescimento de 33% no EBITDA.
O setor da hotelaria manteve-se como principal motor de crescimento, representando cerca de 65% das receitas totais do grupo. A área de negócio imobiliário, que atua no mercado sob a marca Pestana Residences, consolidou a sua relevância, tendo contribuído com cerca de 19% para as receitas globais.
As outras actividades, nomeadamente o Pestana Vacation Club, o golfe e a Empresa de Cervejas da Madeira, contribuíram com 16 % da receita do grupo.
Citado em comunicado, José Theotónio, CEO do Pestana Hotel Group, afirma que “estes resultados refletem a dedicação e empenho das nossas equipas, a força das nossas marcas e a consistência com que temos vindo a executar uma estratégia assente na sustentabilidade, na inovação e nas pessoas”.
O mesmo responsável garante que o grupo vai continuar a “ investir com ambição, mas sempre com prudência, garantindo o crescimento sustentável do grupo e a excelência da experiência que proporcionamos aos nossos clientes”.
Atualização salarial média d 9% em 2024
Em 2024, o Pestana Hotel Group continuou a apostar na valorização do capital humano, tendo actualizado os salários em cerca e 9% nas remunerações base, ao mesmo tempo que foram distribuídos, em média, dois salários por trabalhador, por partilha de resultados.
Além disso, o grupo manteve o investimento nos programas de desenvolvimento e na formação das suas pessoas através da Pestana Academy.
O grupo continuou a apostar na renovação e modernização dos seus ativos, como aconteceu com o Pestana Blue Alvor Beach, ao mesmo tempo que adquiriu o Pestana Orlando Suites – Lake Buena Vista, reforçando assim a sua presença internacional, e a Quinta Perestrello no Funchal.
Paralelamente, foi desenvolvido um conjunto de projetos na área imobiliária sob a marca Pestana Residences, com destaque para a conclusão do empreendimento Madeira Acqua Residences.
O Pestana Hotel Group investiu 10 milhões de euros na transformação digital, incluindo a renovação de todo o sistema de front-office dos hotéis e do site pestana.com, entre outros.
O grupo mantém também uma estratégia de redução das emissões de carbono. Tendo em vista a redução de 37% das emissões de carbono até 2030.