ATL premiada pela reabilitação da Estação Sul Sueste
A Associação Turismo de Lisboa foi distinguida com o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura 2021, na qualidade de promotora da obra de reabilitação da Estação Sul Sueste, no Terreiro do Paço.
O projeto da arquiteta Ana Costa, também galardoada, foi reconhecido pelo júri como uma das obras de referência na cidade, entre as 556 apreciadas no quadriénio 2021-2024. Nesta edição, foram atribuídas 11 distinções, das quais cinco prémios e seis menções honrosas.
“A reabilitação da Estação Sul Sueste é um exemplo emblemático da estratégia alargada de valorização do património, através de uma parceria bem-sucedida entre a Cultura e o Turismo. Trata-se de uma intervenção que preserva e valoriza o legado histórico e arquitetónico e enriquece a experiência de quem vive e visita a cidade”, salienta José Luís Arnaut , presidente-adjunto da Associação Turismo de Lisboa.
Originalmente projetada por Cottinelli Telmo, a Estação Sul Sueste é um marco da arquitetura modernista em Portugal e está classificada como Monumento de Interesse Público. A reabilitação permitiu devolver-lhe o traço original e integrá-la na dinâmica marítimo-turística do Tejo, com novos serviços, ligação ao terminal fluvial e o Centro Tejo, um espaço interativo dedicado à valorização do rio e do território envolvente.
Recorde-se que o Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura foi instituído em 1943 , sendo hoje um dos mais relevantes reconhecimentos da qualidade arquitetónica, em Portugal. Esta edição insere-se no processo de regularização das distinções em atraso, referentes ao quadriénio 2021-2024.


