ATA tem tido “papel central na dinamização da oferta” dos Açores, afirma Carlos Morais

Num semestre em que as ligações aéreas para os açores triplicaram, dados do INE avançam com “um crescimento muito significativo” em hóspedes, dormidas e proveitos globais na região. O presidente da ATA, Carlos Morais, sublinha o papel da Associação na construção destes resultados.
Os últimos dados do Instituto Nacional da Estatística (INE) sobre o turismo nacional no primeiro semestre de 2022 traduzem um cenário muito positivo para o panorama turístico dos Açores.
Num ano em que o número de ligações aéreas para a Região Autónoma dos Açores triplicou, com a adição de seis novas rotas, dados do INE relativos ao primeiro semestre apontam para crescimentos acima dos 500% em hóspedes e dormidas nos Açores, comparativamente ao mesmo período do ano passado (+510% nos hóspedes e +549% nas dormidas).
Alemanha, Estados Unidos, França, Espanha, Reino Unido e Itália foram os principais mercados emissores de turistas para a região num período em que os proveitos globais, também de acordo com o INE, aumentaram quase 202%.
“Os dados do primeiro semestre de 2022 relativos ao número de hóspedes, ao número de dormidas e aos proveitos globais, além das novas rotas aéreas, são prova de que o trabalho que estamos a desenvolver coletivamente está a ser muito frutuoso. A Associação de Turismo dos Açores tem desempenhado um papel central na dinamização da oferta turística do arquipélago, através de uma estratégia assertiva pensada tanto para chegar ao consumidor final, como para atrair operadores turísticos, companhias aéreas e outros stakeholders do setor”, afirma Carlos Morais, presidente da Associação de Turismo dos Açores.
O responsável sublinha ainda que “a Associação de Turismo dos Açores continua empenhada em congregar os diversos agentes da região para promover uma oferta turística cada vez mais qualificada, diversificada, mas sempre com o aspeto ‘feito à medida’ e com a autenticidade das nossas tradições e dos nossos habitantes”.