Associação de Turismo em Espaço Rural homenageou personalidades do turismo açoriano

No seu Encontro Anual, que decorreu até este domingo na ilha de São Jorge, as Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural homenagearam dois ex-secretários regionais, Duarte Ponte e José Pacheco de Almeida, pelo trabalho pioneiro que desenvolveram em prol do turismo açoriano.
Natural da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, onde nasceu há 71 anos, Duarte José Botelho da Ponte é licenciado em Engenharia Química pela Faculdade Engenharia, da Universidade do Porto e doutorado em Tecnologia Alimentar pela Faculdade de Biotecnologia da Universidade de Wageningen, Países Baixos.
Após estar ligado à Universidade dos Açores entre 1989 e 1996, período em que foi diretor de departamento de Ciências Agrárias e pró-reitor das Áreas de Ciência e Desenvolvimento e de Planeamento e Infraestruturas, Duarte Ponte assume, em 1996, a pasta da Economia no Governo Regional dos Açores, então liderado pelo Partido Socialista.
Secretário Regional da Economia até 2008, tutelou as áreas dos transportes aéreos e marítimos, do comércio, da indústria, da energia, dos incentivos empresariais, da coesão económica e do turismo. No âmbito destas atividades supervisionou empresas como Portos dos Açores, Açorline, SATA Air Açores, SATA Internacional, SATA Gestão de Aeródromos e SATA Handling, entre outras.
De recordar que foi durante os seus mandatos que terminou com o monopólio da TAP no transporte aéreo entre os Açores, com reflexo na diminuição do preço das tarifas aéreas entre os Açores e o Continente.
De 2009 a 2021, presidiu ao Instituto de Inovação Tecnológica (INOVA), e ao Conselho de Administração da Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA), e de 2011 a 2021 foi presidente da EDA Renováveis.
Recentemente, Duarte Ponte foi nomeado para o Conselho Estratégico da SATA, grupo que durante os anos em que foi secretário Regional da Economia sempre registou resultados positivos
José Pacheco de Almeida
Nascido na Horta em 1938, José Pacheco de Almeida, que colaborou em vários jornais regionais, foi membro da Comissão de Turismo da Horta e vereador à Câmara Municipal da mesma cidade, de 1971 a 1974.

Logo após o 25 de Abril integrou a Junta Governativa Regional, assumindo, em 1975, o cargo de vogal para os Transportes, Turismo e Comunicações da Junta Governativa dos Açores.
Em 1976, foi eleito deputado à Assembleia Legislativa Regional, tendo renunciado ao mandato para exercer o cargo de secretário regional dos Transportes e Turismo, até 1979, tendo depois voltado a ser deputado à Assembleia Legislativa, pelo PSD, entre os anos 1980 e 1988.
Nos anos 90 presidiu ao Conselho de Administração da SATA durante uma década.
A partir de 1994 e até reformar-se, foi diretor comercial do Banco Comercial dos Açores e entre 2003 e 2011, exerceu funções como presidente da Assembleia-Geral da Associação Casa do Triângulo.
O Turisver deslocou-se a São Jorge a convite das Casas Açorianas