Assembleia Geral da AP-Madeira aprova orçamento retificativo de cerca de 1,2M€

A Assembleia Geral da Associação de Promoção da Madeira (AP-Madeira) aprovou por unanimidade, esta quarta-feira, 25 de junho, o orçamento retificativo daquela entidade para 2025, no valor aproximado de 1,2 milhões de euros.
Segundo o website da Secretaria Regional de Turismo, Ambiente e Cultura da Madeira, esta aprovação decorreu após o Conselho Consultivo da AP Madeira já ter votado favoravelmente à proposta apresentada pela direção executiva.
Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo, Ambiente e Cultura e presidente da AP-M, fez saber que “com a aprovação deste orçamento retificativo no valor aproximado de 1,2 milhões de euros, as verbas que não foram executadas em 2024 (decorrentes do contrato-programa com o Governo Regional), assim como verbas do plano extra do Turismo de Portugal poderão ser executadas em 2025, reforçando a atividade da Associação e permitindo fortalecer as apostas de comunicação offline, nomeadamente nos aeroportos nacionais, e sobretudo aumentar o investimento na promoção de novas rotas e de campanhas de inverno”.
O mesmo responsável acrescentou ainda que a verba agora transitada para 2025 “permitirá também um reforço no investimento da estruturação de novos produtos, assim como a participação em mais ações com agentes do setor (eventos, workshops, roadshows), melhorias nas plataformas da Associação e o novo site Institucional da AP-M”, entre outras ações.
“Verifica-se uma reprogramação dos investimentos em promoção por mercado e tipo de ação, resultante da análise da conjuntura socioeconómica internacional em alguns mercados emissores, da análise de tendências e de ajustes de orientações de ordem estratégica e tática”, explicou Eduardo Jesus.
De salientar que a execução orçamental para o ano de 2024 ficou abaixo do previsto, tendo em conta que a contratação das Agências de Representação, nos diversos mercados, se realizou por valores inferiores ao previsto em orçamento. A otimização de contratos com OTA’s (Online Travel Agencies) e o ajuste em algumas operações também permitiram reduzir a execução orçamental.
O governante destacou a unanimidade registada nas duas votações do orçamento retificativo, sublinhando que este facto representa “um sinal inequívoco da união do setor em torno do trabalho desenvolvido pela Associação de Promoção da Madeira em benefício de toda a Região”.
Durante as reuniões que esta quarta-feira tiveram lugar foi apresentada a nova campanha promocional do destino aos associados. A campanha, que será lançada dia 1 de julho, tem como título “Madeira. É tudo o que apetece” e pretende posicionar o arquipélago como “um destino completo, autêntico e adaptável a diferentes perfis de viajante”. A Madeira apresenta-se assim como um lugar onde cabe tudo: descanso e descoberta, natureza e cultura, praia e montanha, tranquilidade e aventura.
Recorde-se que a AP-Madeira conta atualmente com 325 associados, quatro deles aprovados também na Assembleia Geral.