ASGAVT contra aumento da taxa de distribuição via GDS da Air France / KLM
“Frontalmente contra”, é assim que a ASGAVT – Associação de Sócios-Gerentes das Agências de Viagens e Turismo se manifesta relativamente ao anúncio feito pelas duas companhias de aumentarem para 21€ por trajeto o custo de distribuição em GDS a partir de 1 de julho.
Em comunicado emitido esta segunda feira, 26 de junho, a ASGAVT afirma estar “frontalmente contra o aumento das taxas de distribuição via GDS, anunciadas pela Air France / KLM”. As duas companhias anunciaram que a partir do próximo dia 1 de julho irão aumentar este custo para 21€ por trajeto.
“Temos muita dificuldade em entender este acréscimo brutal de custos nos canais de distribuição. Apesar destes canais serem fundamentais para as agências de viagens o problema adensa-se verdadeiramente porque estas decisões representam uma redução na transparência de preços para o cliente final”, afirma Miguel Quintas, presidente da ASGAVT, em nota à imprensa.
Frisando que “esta é uma guerra entre companhias aéreas e GDS’s, a qual não diz respeito às agências de viagens, que acabam por ser penalizadas”, o responsável exemplifica que “um voo de ida e volta para Paris custa agora, apenas em taxas de distribuição, mais 42€ se for reservado diretamente em Amadeus ou Galileo. Quase tanto como um voo “low-cost”. Nenhum cliente final entende isto!”.
A ASGAVT considera que as agências de viagens são as principais prejudicadas por estas decisões unilaterais das companhias aéreas, sublinhando que o impacto é negativo em toda a linha da distribuição: “Na relação quadrangular existente, a companhia acaba a vender mais caro e torna-se menos competitiva; num segundo vértice, os GDS’s veem reduzida a sua competitividade e portanto o seu uso por parte das agências de viagens; num terceiro vértice, as agências de viagens têm dificuldade em explicar ao cliente porque os preços não são iguais em toda a linha de distribuição e finalmente e muito mais importante, o cliente final encara que todo o processo é pouco transparente, podendo sentir-se enganado facilmente”, conclui Miguel Quintas.
Neste âmbito, a ASGAVT deixa a promessa de que irá procurar “trabalhar para evitar desigualdades existentes no mercado com o objetivo de garantir o fortalecimento de um sistema de preços transparente no setor das agências de viagens”.