ARPT Centro vai propor revisão da contratualização da promoção
Na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC), decorrida esta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, Pedro Machado, presidente reconduzido, afirmou que vai propor ao Turismo de Portugal a revisão da contratualização da promoção turística externa.
Eleitos por unanimidade no passado dia 7 de Dezembro, numa lista encabeçada por Pedro Machado, tomaram posse esta segunda-feira, 7 de Fevereiro, os novos corpos sociais da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTC) para o triénio 2022-2024.
Na ocasião, Pedro Machado, reconduzido na presidência, destacou a importância que a ARPTC tem desempenhado na evolução turística da região e elencou os vários os desafios que se colocam ao Centro de Portugal no que toca à promoção turística da região e à (re)conquista dos turistas.
O primeiro desses desafios passa, afirmou Pedro Machado, por “restaurar a confiança dos viajantes” internacionais, sem nunca descurar o mercado nacional “responsável pelos bons resultados que temos conseguido em altura de pandemia”. Outro desafio é “recuperar o fluxo turístico internacional” para o que Pedro Machado anunciou que a Agência que lidera irá “propor ao Turismo de Portugal a revisão da contratualização da promoção externa”.
“O quarto desafio”, continuou, “é aumentar o número de dormidas e as receitas em todo o território. A esse nível, as Agências de Promoção Turística devem ser o agregador da promoção internacional dos territórios”.
Elencou ainda outros desafios, como a escassez de mão de obra que, na sua opinião, obrigará o país a “recrutar a nível externo; a “aposta na sustentabilidade do território e das suas comunidades”, bem como o aumento do investimento público, tendo até em conta que “a região Centro de Portugal ainda se debate com dificuldades a nível da mobilidade, como a transformação da IP3 em autoestrada, a conclusão do IC6, a ligação Castelo Branco-Cáceres e a ferrovia”.
A lista dos órgãos sociais da ARPTC é a seguinte:
Direção
- Presidente
Pedro Manuel Monteiro Machado (Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal)
- Vice-presidente
Jorge Manuel da Silva Almeida “Loureiro” (AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) - Vogais
José Eduardo Arimateia Antunes (Empreendimentos Turísticos Montebelo – Sociedade de Turismo e Recreio SA)
Alexandre Marto Pereira (Fátima Hotels Group)
Vítor Jorge Paiva Leal (Termalistur – Termas de S. Pedro do Sul)
José Francisco Tavares Rolo (ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha)
Cristina Maria de Jesus Durães (Hotel Moliceiro)
Luís Miguel Rodrigo Sousinha (Hotel Maré – António Carepa Sousinha & Filhos Lda)
Maria Salomé dos Santos Costa (Urbanskull Lda)
Vítor Manuel Osório Gonçalves (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo)
Pedro Orlando dos Santos Portugal (Guardian Sport Clube e BS Villas Exploração Turística Lda)
Suplentes
Nuno Manuel Gouveia Alegre (Alegre Hotel – Alegre Hotel Bussaco – Nuno Manuel Alegre)
Virgílio Mendes Porto (Espaço Experiências, Lda)
Mesa da Assembleia-Geral
- Presidente
António Luís Vaz da Veiga Camões (NATURA IMB HOTELS)
Secretária
Elsa Sofia Alves Marçal (Turisertã, SA, Lugar de Santo Amaro)
Vogal
Alexandre Pereira de Almeida (Hoteis Alexandre d’ Almeida, Lda)
Conselho Fiscal
- Presidente
João Paulo Romão de Faria e Sampaio (Marialvamed Turismo Histórico e Lazer Lda – Casas do Coro TER)
1.º Vogal
Hélder Edgar Almeida (Restaurante Muralha da Sé – Hélder Edgar Almeida, Unipessoal Lda)
2.º Vogal
Pedro José de Sousa Brilhante Pedrosa (Y Travel Lda. – Empresa de Animação Turística e Agência de Viagens e Turismo)
Suplente
Serafim Nelson de Andrade Mota (Restaurante Casa Arouquesa – Alvarenbiff Lda)