Arcos de Valdevez lança roteiro literário sobre “Os percursos de Saramago”
“Os percursos de Saramago em Arcos de Valdevez” é a denominação de um roteiro literário lançado pelo município para assinalar o centenário do nascimento do escritor consagrado com o prémio Nobel da Literatura.
No âmbito das comemorações do centenário de nascimento de José Saramago, o único prémio Nobel de Literatura da Língua Portuguesa, o município de Arcos de Valdevez lança o Roteiro Literário “Os percursos de Saramago em Arcos de Valdevez” tendo como mote a passagem do escritor pelo concelho narrada no seu livro Viagem a Portugal.
O roteiro passa por locais emblemáticos do concelho como a aldeia de Sistelo, descrita por Saramago como “a mais bela paisagem que cabe nas imaginações”, a Ponte de Cabreiro, recentemente classificada como Imóvel de Interesse Publico (IIP) pelo Estado Português, bem como pela Igreja e Cruzeiro de Gondoriz e pelo Paço de Giela.
Em nota à imprensa, o município avança que, para uma melhor compreensão do roteiro foram colocadas placas interpretativas ao longo do percurso e a respetiva sinalética direcional na estrada nacional N202-2, que liga Sistelo ao Paço de Giela pela margem esquerda do Rio Vez.
Está, também, disponível uma brochura informativa do roteiro literário na Loja de Interativa de Turismo e no website www.visitarcos.pt.
A iniciativa enquadra-se na estratégia de Arcos de Valdevez para a dinamização da atividade turística no concelho, com a estruturação de novos produtos turísticos que proporcionem a diversificação da oferta e o aumento da competitividade do destino.