ARAC apresentou guia de boas práticas para empresas de aluguer
Os sectores do rent-a-car e do rent-a-cargo já têm um guia de boas práticas. O documento foi apresentado no passado dia 22, tendo sido considerado de grande utilidade para as empresas que pretendem desenvolver esta atividade.
Desenvolvido com o intuito de promover padrões elevados de serviço, garantir a satisfação dos clientes e contribuir para um mercado moderno e eficiente, o Guia de Boas Práticas das Atividades de Rent-a-Car e Rent-a-Cargo foi elaborado com a participação de especialistas nestas atividades, como a entidade reguladora, o órgão de defesa e representação dos consumidores e a associação nacional de locadores de veículos).
De acordo com a ARAC, trata-se de um documento abrangente que cobre áreas desde a reserva até à devolução do veículo, e trata temas como a transparência e clareza nos contratos, manutenção e segurança dos veículos, tecnologia de pagamento e contratos digitais, atendimento ao cliente, tenologia e inovação, plataformas de reservas online, tecnologia de mobilidade e conectividade, chaves digitais e aplicativos móveis, self-service e quiosques digitais.
Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC, sublinha que não se trata apenas de um conjunto de recomendações, antes “é um compromisso com a excelência”, pelo que “todos os operadores de aluguer de deverão adotá-lo como padrão mínimo para o exercício da sua atividade”.