Aposta no olivoturismo é forma de diferenciar o destino, diz presidente da ERT Alentejo e Ribatejo

José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, falava durante a conferência “Olivoturismo: O Regresso às Origens” que teve lugar no passado domingo, 13 de outubro, no Évora Olive Hotel.
O evento, que reuniu importantes players do setor do azeite e do turismo, visou analisar e debater as oportunidades do olivoturismo como um motor de desenvolvimento regional e promoção do azeite português.
Durante a conferência, José Manuel Santos, presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, sublinhou a necessidade de modernizar a hotelaria de Évora, ligada às novas tendências de consumo. Para o responsável, apostar no olivoturismo como um produto premium é uma forma de diferenciar o destino.
Neste sentido, o presidente da ERT do Alentejo e Ribatejo, anunciou planos para a realização de um grande evento de olivoturismo na região, no próximo ano.
Já Francisco Dias, coordenador do projeto Olive4all, revelou dados sobre o perfil do olivoturista, afirmando que o olivoturista é, em média, de idade madura, com bom poder de compra, urbano e com um nível cultural elevado, demonstrando grande interesse por atividades como degustações de azeite e visitas a olivais milenares. Além disso, acrescentou, 94% dos turistas nunca tinham tido uma experiência de olivoturismo antes.
Já Edgardo Pacheco, jornalista e criador de projetos ligados à gastronomia, ao intervir no painel “Literacia em Azeite: Mito ou Convicção de uma Mentira, criticou a falta de educação sobre azeite nas escolas de hotelaria, enfatizando que o país continua a vender azeite a granel, sem uma estratégia clara de criação de marca.
Ana Carrilho, diretora da Unidade de Negócio de Azeites do Esporão, demonstrou ter uma opinião similar, tendo sublinhado a importância de introduzir cadeiras sobre azeite nas escolas de hotelaria e de criar um curso de sommelier de azeite.
No painel “O Olivoturismo é uma realidade?”, em que foram dados exemplos de experiências turísticas já em curso no âmbito do olivoturismo, Henrique Herculano, Olive Oil Executive Director, Casa Relvas, mencionou que o Lagar da Casa Relvas já atrai turistas nacionais e estrangeiros, com uma aposta crescente no olivoturismo, enquanto Marta Jordão, Olivicultora e Produtora de Azeite, Monte de Portugal, destacou que, desde 2010, a sua unidade de turismo “força” os visitantes a participar numa prova técnica de azeite, o que gerou grande curiosidade entre os hóspedes, especialmente portugueses.
A conferência terminou com a reafirmação do compromisso de fazer do olivoturismo uma peça-chave na oferta turística do Alentejo, com grande potencial para valorizar o azeite português e apoiar as comunidades locais.
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