Aposentação: Alexandre Solleiro deixa a Highgate Portugal no final do ano
A notícia da aposentação do seu CEO foi avançada pela Highgate Portugal que, em comunicado, realça o contributo de Alexandre Solleiro para “o lançamento e consolidação da operação em Portugal”. A empresa não anunciou ainda quem irá substituir Alexandre Solleiro no cargo.
A aposentação de Alexandre Solleiro torna-se efectiva no final deste ano, concretamente a 31 de Dezembro e, no comunicado emitido, a Highgate Portugal, empresa que ajudou a implementar e de que foi o rosto desde o início, elogia “o percurso de quase 50 anos dedicados ao setor do Turismo” de Alexandre Solleiro que considera “uma referência na hotelaria nacional e internacional”.
Numa mensagem aos colaboradores, Steve Barick, Principal da Highgate, destaca que “Alexandre Solleiro tem sido um visionário, inspirando-nos com a sua visão estratégica e paixão pela excelência. As suas contribuições não só elevaram a Highgate Portugal a patamares excecionais, como também fomentaram uma cultura de inovação e colaboração que nos guiará nos próximos anos. O seu legado é algo que continuaremos a honrar e a desenvolver, assegurando que o seu impacto permaneça entrelaçado no tecido da nossa organização”.
Assumindo a gratidão da empresa perante o trabalho de Solleiro, Barick refere que “enquanto olhamos para o futuro e nos preparamos para o próximo capítulo da Highgate Portugal, sentimo-nos imensamente gratos pela equipa incrível que o Alexandre reuniu”, e que, em conjunto, “transformou planos ambiciosos em resultados tangíveis, elevando os nossos padrões de serviço e estabelecendo um novo marco de excelência operacional. É a força e a paixão coletivas que nos motivam a ir mais além, impulsionados pelo ímpeto com que o Alexandre nos inspirou”.
Solleiro, como referido, sai da empresa já no dia 31 de Dezembro, no entanto, a Highgate Portugal ainda não avançou o nome do substituto.
Personalidade sobejamente conhecida no meio hoteleiro e no turismo, Alexandre Solleiro foi o “rosto” da Highgate deste que este grupo assumiu a gestão dos ativos hoteleiros integrados no denominado Projeto Crow, de que faziam parte 18 hotéis, nomeadamente os que operavam sob a marca NAU Hotels & Resorts, mas também campos de golfe e imobiliário.
Desde o momento em que a Highgate decidiu constituir uma empresa em Portugal para gerir estes ativos, Solleiro assumiu i cargo de presidente executivo da Highgate.
Antes de regressar a Portugal para enfrentar este desafio, assumiu o cargo de – diretor presidente na BHG – Brazil Hospitality Group, que desempenhava desde agosto de 2015. Em Portugal, assumiu, desde 2010 até à aquisição da rede pelo grupo Minor, o cargo de CEO da cadeia hoteleira Tivoli Hotels & Resorts, após ter sido diretor-geral de operações da Tivoli Hotels.