Apoios para o turismo no Interior destacados em Macedo de Cavaleiros
As novas linhas de financiamento e as iniciativas para reforço da notoriedade do interior estiveram em destaque dia 26, em Macedo de Cavaleiros, na 4ª sessão do Roteiro +Interior Turismo, que contou com as presenças do secretário de Estado do Turismo e o presidente do Turismo de Portugal.
“A Agenda do Turismo para o Interior está em concretização e este Roteiro + Turismo visa, em proximidade, dar a conhecer nas várias regiões do país os vários apoios disponíveis para empresas e instituições”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
As linhas de apoio ao turismo no interior, que incluem gestão de dívida, apoios ao investimento, apoios à tesouraria, instrumentos de capital e quase-capital, foram o tema central da intervenção do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.
Nestes instrumentos financeiros, encontram-se programas como a Linha + Interior Turismo, destinada ao apoio a projetos de qualificação e valorização do território, assim como a Linha de Microcrédito Turismo para o Interior, o Fundo de Investimento para o Turismo no Interior, os concursos no âmbito do Portugal 2030 e a Call Turismo + Crescimento, todas destinadas a apoiar financeiramente as empresas nos seus processos de criação e expansão.
Embora cada linha de apoio tenha características distintas, todas convergem no apoio aos territórios de baixa densidade, abrangendo desde entidades públicas, associativas e fundações, a micro, pequenas e médias empresas.
Na sessão, Lídia Monteiro, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal apresentou a campanha “Viaja pelo teu interior” para a promoção do interior e da respetiva oferta, com foco naquilo que distingue estes territórios.
A campanha faz a ligação entre as dimensões emocional e territorial e convida operadores, instituições e comunidade a adotarem o claim e a adaptá-lo ao seu território e à sua oferta específica. O Turismo de Portugal produziu mesmo um “tool kit” com as especificações necessárias para a sua implementação.
Estão previstos conteúdos multiplataforma, nomeadamente na rádio, meios digitais e programas televisivos.