APENO realiza 3º Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo a 30 de janeiro
A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo vai realizar a 3ª edição do “Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo”, a 30 de janeiro de 2025, no Hotel Sines Sea View Business & Leisure, em Sines, com o apoio do Turismo do Alentejo e Ribatejo.
Este evento anual reúne profissionais do setor a trabalhar em adegas, agências de viagens, empresas de animação turística, restaurantes, garrafeiras, hotéis e outros espaços que praticam Enoturismo, em ambiente rural ou urbano.
O programa do Encontro inclui, pela primeira vez, um almoço e uma tarde de networking, onde haverá oportunidade de conversar com mais tempo e aprofundar relações profissionais. O evento contará também com a presença de entidades oficiais e representantes do Governo, “permitindo-nos apresentar o trabalho que temos desenvolvido, nomeadamente os avanços no pedido de legislação específica para o Enoturismo, incluindo a criação de uma subcategoria oficial”, esclarece Maria João de Almeida, presidente da APENO.
Em carta aberta, a presidente da APENO, Maria João de Almeida, recorda que ao longo dos últimos anos esta associação “tem trabalhado incansavelmente para organizar e fortalecer o setor do Enoturismo em Portugal, sendo a única associação exclusivamente dedicada a esta área. Vivemos numa época em que o Enoturismo se apresenta como uma estratégia poderosa para enfrentar desafios como a diminuição do consumo de vinho no mundo e, naturalmente, em Portugal”, convidando a todos a “conhecer o nosso trabalho, a partilhar ideias e a explorar connosco o potencial que o Enoturismo oferece”.
Outro tema central do Encontro será o impacto da Inteligência Artificial no enoturismo, com a participação de Jorge Catalão Ramos, especialista da Google nesta área, que trará insights sobre como esta tecnologia pode ser usada para o crescimento e desenvolvimento das empresas e do setor.
A presidente da APENO revela ainda que serão discutidas “as Regiões de Turismo e a Internacionalização do Enoturismo Português, num painel com todos os presidentes das Entidades Regionais de Turismo de Portugal Continental. Este será um momento para refletir sobre como cada um está a trabalhar a sua região e como podemos unir esforços e criar uma estratégia coesa para posicionar Portugal como uma referência global em Enoturismo”.
Destaque para o “Fórum de Discussão aberto: A feira perfeita para o Enoturismo”, que a partir das 11h40 irá debater se os formatos atuais em Portugal e no mundo servem atualmente o setor ou se é necessário inovar.
O encontro encerra com um momento de networking em parceria com a APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo. Este espaço incluirá ainda um balcão de apoio ao investimento onde os associados poderão esclarecer dúvidas sobre pedidos de financiamento e a já habitual bolsa de emprego.
A participação neste evento tem o custo de 70€ por pessoa, caso sejam associados APENO, ou de 100€ caso não sejam associados. As inscrições até 31 de dezembro têm um desconto de 10%.