APENO entra em novo capítulo e aposta na internacionalização e comunicação

O 4º Encontro Nacional dos Profissionais de Enoturismo (ENPE), reuniu esta quinta-feira, 30 de janeiro, em Sines, com empresários e decisores do setor para refletirem sobre o futuro do Enoturismo em Portugal. Inovação, promoção, internacionalização e sustentabilidade estiveram em cima da mesa.
Promovido pela Associação Portuguesa de Enoturismo (APENO), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e com o apoio da Câmara Municipal de Sines, o evento realizado no Hotel Sea View Leisure & Business, destacou ainda o trabalho realizado junto do Governo nos últimos cinco anos, com a APENO a entrar num novo capítulo e a apostar na internacionalização e comunicação.
“Este evento encerra um ciclo de cinco anos de trabalho intenso da APENO junto do Governo, no qual identificámos problemas, apresentámos soluções e criámos um plano estratégico para o desenvolvimento do Enoturismo nacional”, afirmou Maria João de Almeida, presidente da APENO, acrescentando caber agora “ao Governo decidir e agir, já que as soluções foram apresentadas ao secretario de Estado do Turismo, Pedro Machado. Agora já não depende de nós! É tempo de tratar o Enoturismo com a seriedade que merece, já que está em pleno crescimento económico”.
A mesma responsável sublinhou ainda que o Enoturismo pode também ser uma boa forma de combater a diminuição de consumo de vinho que está a verificar-se mundialmente: “Continuaremos sempre atentos aos problemas do setor mas o nosso foco agora será a comunicação e a internacionalização do Enoturismo, essenciais para projetar Portugal como referência a nível mundial”.
O Alentejo tem vindo a destacar-se e a consolidar-se como a região por excelência do Enoturismo em Portugal, sendo um destino cada vez mais procurado por enoturistas que procuram experiências genuínas. A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo foi, assim, uma das principais apoiantes deste evento, demonstrando o seu compromisso com o desenvolvimento contínuo deste setor no território.
Segundo José Santos, presidente da ERT Alentejo e Ribatejo estas regiões “têm no Enoturismo um dos seus maiores ativos. Este evento mostra o nosso empenho em valorizar a nossa autenticidade para atrair um turismo de qualidade e promover um modelo de desenvolvimento económico sustentável para o futuro”.
O ENPE 2025 marcou ainda pela apresentação de inovações tecnológicas no setor, com especial destaque para a aplicação da Inteligência Artificial no Enoturismo, apresentada por Jorge Catalão Ramos, da Google Portugal. Outro momento relevante foi o painel sobre a internacionalização do Enoturismo, com a participação de líderes regionais que discutiram estratégias para colocar Portugal no mercado global.
A APENO revelou ainda a sua Estratégia 2025, um plano ambicioso que define as prioridades da associação para os próximos anos, incluindo a comunicação do setor através da recém lançada Wine Tourism TV, a organização de novos eventos e a consolidação de parcerias estratégicas com agentes nacionais e internacionais.