APECATE e ISCTE na senda do turismo inteligente e sustentável
As entidades são parceiras no projeto RESETTING. Lançado este mês e financiado por fundos europeus, a ferramenta visa relançar os modelos europeus de turismo inteligente e sustentável, ajudando a promover a competitividade das PMEs.
A APECATE e o ISCTE são os parceiros portugueses do projeto europeu RESETTING. Lançado este mês e financiado por fundos europeus através do Programa COSME, o projeto visa “relançar os modelos europeus de turismo inteligente e sustentável através da digitalização e tecnologias inovadoras”.
De acordo com os parceiros portugueses, o RESETTING quer “ajudar a promover a competitividade das Pequenas e Médias Empresas (PME) europeias” e tem em vista facilitar a transição das empresas de turismo europeias para “modelos operacionais mais resilientes, circulares e sustentáveis, através do teste e integração de soluções inovadoras de base digital que reduzem encargos desnecessários, melhoram a qualidade da experiência turística, contribuem para a descarbonização do setor do turismo e para um crescimento económico mais inclusivo”
Além de Portugal, este projeto vai ajudar a competitividade de 60 PME de mais quatro países, nomeadamente, Espanha, Itália, Albânia e Grécia. Em todos eles há parceiros do projeto que vão receber, globalmente, um milhão de euros de financiamento atribuído pela Agência Executiva para as Pequenas e Médias Empresas (EASME) da Comissão Europeia.
A iniciativa facilita a cooperação transnacional e aposta na cocriação e na inovação e vai permitir superar as diferenças e unir os empreendedores em torno de objetivos comuns: como tornar o turismo mais sustentável e inteligente.
O RESETTING vai permitir às PME implementar novos modelos de negócio, através do reforço e melhoria das suas capacidades e competências na utilização das novas tecnologias.
No RESETTING participam associações empresariais e do setor público, bem como universidades.